Cotidiano

Destaque no mercado: Do simples brigadeiro de panela ao gourmet

Suzane tem 22 sabores de brigadeiros, oito de bombons, doces finos e cupcakes

ascavel – Quem nunca sentiu fome só de olhar um prato de comida feito no capricho? E quando a aparência é tão boa quanto o sabor do alimento? A junção desses dois fatores é o que garante o sucesso de um novo nicho de mercado: os espaços gourmets.

E não é à toa que o nome lembra em partes a bela Paris, inclusive pelo ambiente oferecido aos clientes. Cores, móveis e utensílios que destoam do contemporâneo, e que tem a capacidade de fazer qualquer um viajar sem sair do lugar. Como se não bastasse, a degustação dos pratos vem para fechar com chave de ouro.

É o que a doceira Suzane de Oliveira Cortese tem se dedicado a fazer ao longo de um ano. Sua especialidade são os tradicionais brigadeiros, aqueles que não podem faltar em nenhuma festa de aniversário. Segundo ela, antes de torná-los uma verdadeira iguaria gastronômica, a receita era simples, feita em casa.

“Tudo começou com os preparativos para o meu casamento, no meu chá de panela, onde servi os primeiros brigadeiros às convidadas. A partir daí, todas começaram a encomendar os docinhos. Nem imaginava que isso iria acontecer”, conta.

Foi nesse momento que a Medicina Veterinária – a formação profissional de Suzane – ficou de lado e deu lugar a uma profissão totalmente diferente. Era hora de ampliar ainda mais os trabalhos com doces, e a gourmetização deles foi a opção escolhida dentro do mercado formal.

Passado o ano da experiência, Suzane tem hoje 22 sabores de brigadeiros, oito de bombons, 20 opções de doces finos e 14 de cupcakes.

“O público é bem variado e preciso ter vários sabores para agradar a todos”, diz.

Não há um pedido mínimo para encomendas e numa caixinha é possível escolher quantos sabores quiser.

E em 2016 a proposta é oferecer ainda mais. Os preparativos para a Páscoa já iniciaram e podem ser acompanhados pelo Facebook. A novidade são os ovos de colher. Os recheios ainda estão sendo escolhidos, mas o carro-chefe do negócio, o brigadeiro, já está na lista.

Qualificação

Mas a rotina de quem vive da gastronomia não é tão simples assim. Hoje em dia, com o mercado cada vez mais competitivo, os empresários precisam inovar. No segmento de doces não é diferente. Suzane percebeu que com a divulgação de seu trabalho e o aumento da demanda foi impossível continuar com apenas conhecimento básicos que adquiriu num primeiro momento através de cursos pela internet.

“Os cursos são fundamentais. No ano passado fiz um curso online de brigadeiro gourmet, além de cursos presenciais de cupcake e doces finos, em Cascavel”, lembra. Nos próximos meses, a intenção é se dedicar ainda mais, com aulas de doces personalizados.