Cotidiano

Cuidar do quintal é prevenção contra peçonhentos, orienta Secretaria de Saúde

Cascavel já registrou mais de 100 acidentes em 2022

Cuidar do quintal é prevenção contra peçonhentos, orienta Secretaria de Saúde

Cuidar bem do quintal não é uma medida preventiva apenas contra o mosquito da dengue. O simples ato é uma forma de proteger você e sua família também dos animais peçonhentos. Em Cascavel, já foram registrados neste ano 116 acidentes com esses animais. A maioria, 44, de aranhas. Em seguida, aparecem as abelhas, com 42 incidentes. Há ainda registros de acidentes com serpente (9) e escorpião (7). Outros peçonhentos somam 14 ocorrências.

Os dados são referentes aos cidadãos que procuraram atendimento médico nas unidades de saúde do Município. Para que esses acidentes não se repitam, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Saúde Ambiental – Setor de Controle de Zoonoses, reforça alguns cuidados que os cascavelenses precisam ter para evitar se deparar com cobras, aranhas e escorpiões.

De acordo com a médica veterinária da pasta, Paula Costa Lis, os cuidados são básicos e estão diretamente ligados à higiene do ambiente. “Para cada um existe um tipo de orientação específica. Mas no geral é manter o quintal  organizado e limpo. Caixas de gordura e de passagem sempre bem vedadas. Manter lixeiros fechados e descartar o lixo adequadamente. E o principal, manter medidas de prevenção, como inspeção de roupas e calçados antes de usar, afastar camas e berços de paredes e cortinas, usar luvas e calçados fechados nas atividades de jardinagem e usar protetores embaixo de portas. Evitar acúmulo de entulhos ou madeiras no quintal. Usar aspirador e limpar atrás dos móveis e quadros para o caso de aranha marrom”, explica.

Quando encontrar um peçonhento em casa, a orientação é cautela. “Não tente coletar para evitar o risco de acidentes. Se a pessoa desejar que seja identificado, pode entrar em contato com nossa equipe pelo telefone 3902-1769, que nos repassamos as informações. No caso de serpentes, é preciso fazer contato com o Corpo de Bombeiros. Para abelhas, entrar em contato com a Defesa Civil no 199”, orienta.

Neste ano, o Setor de Controle de Zoonoses já recebeu 30 solicitações de  identificação: escorpião preto (5), escorpião amarelo (16), aranha (4) e lacraia (5).

Fonte: Assessoria