Cotidiano

Cooperativas de crédito não paralisam atividades

Há muito, as paralisações organizadas pelos sindicatos ocorrem praticamente todos os anos

Cascavel – Inúmeros fatores contribuem para o substancial crescimento dos indicadores das cooperativas de crédito em todo o País, principalmente nos últimos 15 anos. O sistema reúne diferenciais de grande impacto em um mercado dinâmico, tecnológico e altamente competitivo. Um deles chama a atenção principalmente em períodos como os de agora, quando os bancos convencionais convivem com os transtornos de mais uma greve que alcança praticamente todos os estados brasileiros.

Há muito, as paralisações organizadas pelos sindicatos ocorrem praticamente todos os anos. São duas, três semanas nas quais os correntistas precisam se desdobrar para honrar compromissos, conseguir dinheiro e manter suas atividades cotidianas e negócios em dia. Enquanto o sistema convencional convive com pressões de todos os lados, com consequências também à rotina dos correntistas, as cooperativas de crédito atendem aos seus cooperados sem qualquer atropelo.

A região Oeste do Paraná conta com os serviços de diversas agências de alguns dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do País, como Sicoob, Sicredi e Cresol. São dezenas de milhares de cooperados que, ao contrário do que ocorre no sistema bancário tradicional, são donos e ajudam a definir projetos e determinar o ritmo de expansão do negócio. Ao contrário do que ocorre com o sistema financeiro tradicional, a partir das cooperativas de crédito os cooperados recebem, no fim de cada ano, sobras acumuladas no exercício. Diante de um rigoroso planejamento e de planos de metas e expansão, elas acumulam bons resultados e não param de crescer.

Qualidade

O diretor-presidente do Sicoob Credicapital de Cascavel, Valdir Pacini, informa que as cooperativas de crédito oferecem diversos diferenciais e, gradualmente, é cada vez maior o número de pessoas que percebem essas vantagens. Além de ser donos, ajudam a decidir sobre o futuro da cooperativa e ainda participam do rateio das sobras. Elas também oferecem atendimentos personalizados e desenvolvem produtos e serviços com condições especiais, tanto em custo quanto em prazo, aos cooperados.