Cotidiano

Convênio com Universidade do Kansas representa marco histórico, diz FEAPR

Convênio com Universidade do Kansas representa marco histórico, diz FEAPR

A FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), por intermédio do presidente, Engenheiro Agrônomo Cesar Davi Veronese, prestigiou na noite de quinta-feira (23),em Cascavel (PR), a assinatura de convênio firmado entre a AREAC e a Universidade do Kansas (EUA), durante o Pulses Day.
A parceria prevê ações e projetos em conjunto, voltados à pesquisa e temas educacionais, tais como cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, com base em projetos científicos e culturais. O convênio possibilitará ainda a troca do conhecimento e missões técnicas, por intermédio do Instituto de Pesquisa da AREAC.
Ao fazer o uso da palavra, o presidente da FEAPR, Cesar Veronese, fez um resgate histórico das primeiras discussões para criar o Instituto de Pesquisa, quando ainda ocupava o cargo de presidente da AREAC. Ele acrescentou que se trata de um marco histórico para a agronomia regional e do Brasil. “Adaptamos o nosso estatuto para dar os primeiros passos na busca da concretização deste sonho”, comentou. “Hoje, a AREAC é habilitada para formalizar convênios com entidades públicas, privadas e universidades, além de realizar pesquisas e promover cursos e seminários”.
Uma etapa importante dentro desse contexto envolveu uma missão técnica da AREAC neste ano, para conhecer in loco a estrutura da Universidade do Kansas dentro do segmento da agronomia. Além disso, ocorreram visitas em outros polos educacionais no Brasil que já contam com institutos, como é o caso de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Devido ao potencial e à grande demanda da região oeste, temos empresas que precisam validar seus produtos”. Veronense encerrou o discurso parabenizando a AREAC pela coragem e arrojo de começar em grande estilo a implantação do Instituto de Pesquisa, a partir da formalização do convênio com a Universidade do Kansas.
O presidente da AREAC, Engenheiro Agrônomo Fernando Pereira, enalteceu a realização do convênio e destacou o potencial existente na região e do setor cooperativista. “Cascavel, a região e o Brasil vão ganhar muito mais a partir desse convênio entre a AREAC e a Universidade do Kansas”.
A chefe do Departamento de Ciência e Indústria de Grãos da Universidade do Kansas, Hulya Dogan, disse que espera com expectativa o início dos trabalhos em torno dessa nova parceria agora consolidada. “Agora, o próximo passo é entrar em ação”, destacou. O presidente do CREA-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, disse na ocasião que a AREAC é uma entidade de ponta em relação às profissões da engenharia e em especial na agronomia. “Tenho certeza que esse convênio ajudará toda a comunidade científica de Cascavel a região a manter a agricultura como referência no Brasil e no mundo”.
O secretário de Agricultura de Cascavel, Renato Segalla, destacou que a assinatura do convênio marca uma nova era que trará um novo momento para o agro de Cascavel. “A nossa região é alicerçada pelo agronegócio, com as atenções voltadas na produção de soja, milho, pecuária e a cultura do feijão representa apenas 1% de tudo que produzimos. Com esse convênio, também vamos avançar nessa cadeia produtiva tão importante”.
(Vandré Dubiela / Comunicação FEAPR)