Cotidiano

Construção Civil: Cursos gratuitos oferecem maior capacitação em Cascavel

Construção Civil: Cursos gratuitos oferecem maior capacitação em Cascavel

Cascavel – De um lado quem precisa, do outro quem oferece capacitação e oportunidade para quem quer se “especializar” e ter novas e maiores opções no mercado de trabalho. Este é o resumo da parceria entre o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil Oeste do Paraná) e a Agência do Trabalhador de Cascavel que está ofertando cursos de capacitação na área de construção civil, gratuitamente.

Por meio do projeto “Trilhas da Construção” os cursos oferecidos, segundo o Sinduscon, atendem a ocupações para as quais, atualmente, faltam profissionais. Uma pesquisa feita com as empresas da cidade apontou quais os déficits de mão de obra especializada e, a partir disso, os parceiros criaram o projeto para poder capacitar os profissionais na área que ofertam vagas mercado de trabalho com contratação garantida.

O primeiro curso, de um total de seis que serão realizados até o fim do ano, teve início ontem (8). Um grupo de cerca de 20 pessoas tendo capacitação em “Técnicas em Execução e Manutenção em Instalações Elétricas” e ocorre até o dia 17 de maio. Como já iniciou, mesmo não tendo fechado a turma com 30 pessoas, as inscrições foram encerradas. porém, outros cinco ainda têm vagas, tanto em Cascavel, como em Foz do Iguaçu e Toledo.

Em Cascavel, o próximo será o Curso de Leitura e Interpretação de Projetos no Modelo Digital, que será realizado do dia 22 de maio e 16 de junho, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 23h, com carga horária total de 48 horas. Este tem ainda um total de 9 vagas e vai ensinar o aluno ler projetos no ambiente digital já que, atualmente, muitos deles acabam não sendo mais impressos.

Os cursos são presenciais e ocorrem na sede do Senai, que em Cascavel está localizado na Rua Heitor Stockler de França, 161, no Bairro Maria Luiza. A Agência do Trabalhador está reforçando a divulgação do “Trilhas da Construção”, já que existem inúmeras vagas disponíveis no setor da construção civil, entretanto, sem mão de obra qualificada, as vagas não são preenchidas. Para fazer a inscrição, basta a pessoa ter mais de 18 anos e ensino fundamental incompleto, além de apresentar os documentos pessoais.

Os próximos cursos que serão realizados e já estão agendados são de “Aperfeiçoamento para pedreiro de alvenaria em blocos de concreto”, “Manutenção de Sistemas Hidráulicos”, “Aplicação de Revestimento Cerâmico e Porcelanato” e “Aperfeiçoamento em Carpintaria”. Todos ocorrem no período noturno, sempre das 19h às 23h, sendo ministrados pelos professores do Senai. Os cursos são os mesmos para as três cidades. Mais informações pelo telefone 3226-1749.

Foto: Ilustração/Senai

+++

11,8 mil vagas disponíveis

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 11.893 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.926 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções magarefe, com 504 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 296, e operador de processo de produção, com 215. Nas demais regionais do Interior são destaques Cascavel (1.086), Umuarama (863), Cianorte (635) e Apucarana (626). Em Cascavel, as funções que lideram as ofertas são auxiliar de linha de produção, com 296 vagas; magarefe, com 249, abatedor de aves, com 50; e operador de caixa, com 31 oportunidades.