Cotidiano

Confirmado desligamento da TV analógica em São Paulo nesta quarta

BRASÍLIA – O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo, disse nesta terça-feira que as empresas estão atingindo as metas de conversão de acessos digitais necessários para o desligamento do sinal analógico em São Paulo amanhã. O grupo técnico ratificou que as metas foram atingidas e o governo federal indicou a manutenção da data de transição.

Segundo Tonet, as experiências anteriores de Rio Verde (GO) e Brasília (DF) mostraram que o residual de pessoas que ficaram sem sinal foi corrigido rapidamente, com a aquisição de conversores. Ele disse que o empenho das emissoras de TV em São Paulo é de que as pessoas não fiquem sem sinal nessa transição.

? O que está se fazendo no Brasil no sentido de desligamento da TV analógica não tem paralelo no mundo. Somos ?case? (exemplo, em inglês) para o mundo da maneira correta que está se fazendo, sem que baixe a audiência da TV e sem que a população fique sem seu meio livre e gratuito de entretenimento.

Nesta terça-feira, o Grupo de implantação da TV Digital (Gired) ratificou a possibilidade de se fazer o desligamento do sinal analógico amanhã. Segundo pesquisa apresentada durante a reunião, conforme relato da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 92% dos domicílios da região metropolitana de São Paulo estarão aptos a receber o sinal digital da TV aberta a partir de amanhã.

A decisão final sobre a data, porém, é do ministro Gilberto Kassab, de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Questionado sobre o tema em entrevista coletiva nesta terça-feira, Kassab também indicou a manutenção da data de amanhã para o desligamento do sinal analógico.

? Vamos ter um avanço significativo na qualidade do serviço de comunicação em qualquer canto e em qualquer lugar da cidade e da região metropolitana de São Paulo.