Assis Chateaubriand – As vendas na principal data comemorativa para o varejo foram menores do que no ano passado, mas ainda assim parte dos empresários da região Oeste comemora os resultados. Apesar de um ano marcado pela crise econômica e contenção de gastos, o cenário do comércio no Natal é avaliado de maneira positiva.
Nas microrregiões de Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon houve bastante movimento pelas lojas, sobretudo, na última semana, quando os comerciantes apostaram no horário ampliado para atrair os consumidores.
Muitos empresários estavam receosos em repor estoques e calculavam ter um prejuízo de até 30%. No entanto, após um levantamento preliminar, acreditamos que a queda em relação ao último ano seja de no máximo 7%, afirma a presidente da Aciac (Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand), Sueli Barbieri Silva.
Os consumidores que foram às compras não gastaram muito e a preferência foi pelo pagamento à vista.
A maioria das pessoas não está comprando a longo prazo. Percebemos que o Natal foi de presentes mais em conta e pagos à vista, complementa Sueli.
Promoções
A expectativa é de que mesmo após o Natal ainda haja movimento pelo comércio por contas das promoções que são reservadas para o fim do ano. Em meio a vitrines enfeitadas de branco para as comemorações de Ano Novo há também empresas de grandes redes que já oferecem descontos.
Alguns comerciantes fazem liquidações com descontos de até 50%, mas no mês de março a feira de ponta de estoque que é realizada no município será uma oportunidade de comprar a preços ainda melhores, lembra a presidente da Aciac.
O horário ampliado de atendimento ao público também rendeu boas vendas ao comércio de Marechal Candido Rondon.
Pelo menos uma lembrança o consumidor comprou. Tivemos bastante movimento no fim de semana e a campanha de Natal que neste ano sorteou vales-compra entre os consumidores também ajudou, ressalta a vice-presidente do comércio da Acimacar (Associação Comercial e Industrial de Marechal Cândido Rondon), Carla Rieger Bregoli.
As liquidações com desconto de até 50% serão um atrativo a mais no comércio local nos próximos dias.
(Com informações de Romulo Grigoli)