Cotidiano

Comerciantes apostam em grandes promoções para aquecer vendas no Dia dos Pais

Data deve levar os consumidores às compras e movimentar o comércio

Comerciantes apostam em grandes promoções para aquecer vendas no Dia dos Pais

Segundo pesquisa divulgada recentemente pela (Fecomércio/ PR) Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, a confiança dos empresários paranaenses voltou a subir no mês de julho, após três meses em queda. O crescimento foi de 7% na variação mensal, marcando 75,2 pontos no índice geral. Em junho, a pontuação ficou em 70,2. Ainda assim, o índice de confiança no Paraná está acima da média nacional, 69,3 pontos com variação mensal positiva de 6,6%.

Com a proximidade do Dia dos Pais, considerada a terceira melhor data para as vendas, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães, a expectativa é que as vendas no comércio, em especial no setor de confecções e calçados, seja igual a do ano passado. O ticket médio do presente deve ficar em torno de R$80. Mas para aquecer ainda mais as vendas e acelerar o processo de retomada, os lojistas apostam nas famosas promoções.

“Os comerciantes precisam colocar à venda o estoque parado dos últimos meses e arriscar oferecer grandes descontos que vão de 40% a 70% em suas mercadorias. Esperamos que as vendas sejam boas nesta data”, afirma o presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e Comércio Varejista de Cascavel e Região), Leopoldo Nestor Furlan.

Outra tendência para este Dia dos Pais é a compra de produtos mais baratos, que compõem uma lembrança singela, ou até mesmo de massas e pratos prontos, que poderão ser consumidos no almoço de domingo. Um movimento importante que, segundo o presidente da AMIC Oeste (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná), Sandro Viapiana, fortalece os pequenos negócios locais.

“Estamos vivendo um momento de retomada econômica, ainda que em passos lentos. E nesta hora, é fundamental incentivar os pequenos comerciantes, adquirindo os seus produtos, comentando com a família e amigos. Gestos simples que valorizam e contribuem para os negócios prosperarem”, reitera o presidente da AMIC Oeste, Sandro Viapiana.

Pensando nisso, durante a primeira semana de agosto, a Associação vai fortalecer a campanha de
incentivo à compra nas microempresas e empresas de pequeno porte da região. O objetivo é incentivar o consumo de produtos locais, favorecendo o processo da economia circular e fazendo com que o dinheiro investido nos presentes continue circulando dentro das cidades.

“É comprando dos pequenos que conseguimos movimentar a economia dos municípios. Incentivamos, mais do que nunca, a compra com empreendedores locais. É um momento de todos se apoiarem”, finaliza Viapiana.