Cotidiano

Coleta seletiva dá renda a 30 famílias

Nos três últimos anos, a coleta seletiva de Cafelândia teve aumento de mais de 400%

Cafelândia – Nos três últimos anos, a coleta seletiva de Cafelândia teve aumento de mais de 400%, gerando renda para cerca de 30 pessoas. São duas equipes de recolha que dividem o material em dois barracões para separação, enfardamento e repasse desse material, o que gera cerca de 50 toneladas mensais de material reciclado.

Esse número pode aumentar com a colaboração de toda a população, que ao fazer a separação dos materiais recicláveis em casa contribui para o sustento das famílias e evita o dano ao meio ambiente.

Três anos

A Secretaria de Agricultura é a responsável por acompanhar essa coleta, fornecer funcionários públicos e ajudar no repasse do material. Segundo o coordenador de materiais recicláveis, Robson da Silva Aguiar.

Há três anos, de acordo com Robson, os catadores foram chamados para centralizar o material reciclado no barracão e ajudar nas questões ambientais do município.

Terezinha Gonçalves da Luz trabalha há 15 anos na atividade e afirma que a criação da associação foi determinante para melhor sua renda e qualidade de vida. “Estou muito feliz”, afirma ela.