SUSTENTABILIDADE

Cascavel terá pontos de coleta para reciclagem de cápsulas de café

Foto: Secom
Foto: Secom

Cascavel - Já tomou seu cafezinho hoje? Com a rotina atribulada, grande parte da população tem adotado as cápsulas de café para fazer a bebida nas máquinas. Mas e depois de saborear, o que fazer com a cápsula?

A Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel, em parceria com a empresa Yattó, anuncia a instalação de três PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para a coleta de cápsulas de café usadas. A iniciativa visa promover a reciclagem adequada desses resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e incentivando a participação ativa da comunidade.

Após o recolhimento pela coleta de reciclável, as cápsulas serão tríadas pelas cooperativas de Cascavel, nos seis ecopontos da cidade. O produto é comercializado por R$ 2,40 o quilo. O descarte pode ser feito nos três PEVs ou nas bolsas de ráfia disponibilizando para a coleta seletiva.

PONTOS DE ENTREGA

Onde descartar suas cápsulas de café?

  • Secretaria do Meio Ambiente – Lago Municipal Paulo Gorski
  • Ecoponto Manaus – Rua Di Cavalcante, 141
  • Prefeitura de Cascavel – Rua Paraná, 5000

Para o cidadão entrar nessa rede de sustentabilidade, basta colocar a cápsula no lixo reciclável. A orientação é escorrer o excesso de água, mas não precisa tirar a borra, porque ela também terá uma destinação mais assertiva: a compostagem. Link mapa da coleta seletiva: https://bit.ly/mapa_coleta_seletiva_cvel

O consumo de café em cápsulas cresce a cada ano, mas o descarte inadequado dessas embalagens, feitas de plástico e alumínio, impacta o meio ambiente. A reciclagem reduz resíduos, preserva recursos naturais e gera empregos, promovendo a sustentabilidade.

A Yattó é uma empresa que atua na logística reversa, especializada na reciclagem de resíduos de baixa reciclabilidade, com o propósito de “reciclar o que ninguém recicla”. A empresa desenvolve soluções para transformar resíduos em novos produtos, diminuindo o impacto ambiental e gerando renda para cooperativas parceiras.

Fonte: Secom