Cotidiano

Cascavel tem primeiro carro de aplicativo totalmente elétrico rodando pela cidade

É o primeiro veículo de app na categoria Diamante, conforme resolução da Transitar

Cascavel tem primeiro carro de aplicativo totalmente elétrico rodando pela cidade

Com a compra de 15 ônibus elétricos para a frota do transporte coletivo, a Prefeitura de Cascavel dá o exemplo no quesito sustentabilidade e mostra que está atenta às inovações que a eletromobilidade pode oferecer tanto para o meio ambiente, como para toda comunidade.

E aos poucos esse exemplo se espalha. Já está rodando em Cascavel, o primeiro carro elétrico de serviço de aplicativo, um BYD Dolphin O dono é o motorista Cristiano de Oliveira Ayres, que há 4 anos atua como autônomo no Município e há pouco mais de um mês adotou a eletromobilidade.

Para Cristiano, só há vantagens em investir num veículo elétrico. “Posso dizer que para trabalhar como motorista de aplicativo é muito vantajoso, por conta da diferença entre usar gasolina e carregar a bateria. Eu gastava R$ 200 em gasolina e carregando em casa para andar a mesma distância não chega a R$ 45. E ainda no Paraná tem o incentivo do governo que carro elétrico por enquanto não está tendo que pagar IPVA”, destaca.

Em Cascavel, ele também é o primeiro veículo de app na categoria Diamante, conforme a resolução da Transitar. O enquadramento é pela utilização de um veículo elétrico para a atividade. Com isso, ele tem isenção de taxa pela qualidade oferecida ao passageiro. O motorista, por sua vez, está na categoria Ouro. Cristiano passou pelo curso de capacitação da Transitar e elogia a formação. “Gostei muito do curso, pois com o tempo acabamos esquecendo algumas coisas com relação ao trânsito. Como algumas paradas de embarque e desembarque que eu achava que era proibidas e agora sei que são permitidos. Isso tem ajudado muito”, frisa.

O carro elétrico acaba chamando a atenção dos curiosos e feito sucesso entre os passageiros. “Tem despertado muita curiosidade nos passageiros. Eles ficam me perguntando muito sobre autonomia, como funciona, se eu estou gostando entre outras tantas coisas”, conta.

Além da clara vantagem da economia, o veículo não tem a manutenção que um carro à combustível exige, destaca Cristiano. “A primeira revisão se dá com 20 mil quilômetros e mesmo assim tem um valor baixo por não ter tanta coisa que os outros têm sendo que praticamente é só a bateria”, detalha.

O motorista conta ainda que o carregamento leva cerca de 7 horas, porém dá uma autonomia de até 400km. “Porém, o que ando por dia está na média de 250km. Depois de um dia de trabalho chego em casa e deixo carregando para o dia seguinte. No geral, estou muito satisfeito, pois se trata de um carro muito confortável e econômico”, observa.

FROTA TRANSPORTE COLETIVO
Inicialmente, 10% da frota será composta pelos ônibus elétricos, mas a expectativa é que, dentro de uma década, esse número atinja 100% da frota. A expectativa é que os primeiros veículos já cheguem em Cascavel ainda neste ano de 2023. É um marco de tecnologia, inovação e desenvolvimento para a cidade.

Equipado com baterias totalmente elétricas, os ônibus possuem autonomia de 270 km e pode ser carregado em até 4 horas. Além disso, os veículos oferecerão comodidade como ar-condicionado, conexão wi-fi e tomadas para recarga de celulares, e câmeras de monitoramento e contagem de passageiros, garantindo um maior conforto, segurança aos usuários durante seus deslocamentos além da melhor gestão e controle do serviço pelo Município.

No total serão 13 ônibus padrão e dois articulados que irão compor a frota. A recarga desses ônibus utilizará energia renovável, por meio de uma usina fotovoltaica que será construída no aterro sanitário.

Fonte: Secom