Cotidiano

Boletim traz detalhes sobre a nova ponte Brasil-Paraguai

Informativo é publicado na internet e enviado por e-mail para interessados na construção da Ponte da Integração

Boletim traz detalhes sobre a nova ponte Brasil-Paraguai

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) iniciou a publicação de boletins on-line mensais sobre o andamento da Ponte da Integração Brasil – Paraguai. Cada edição conta com um resumo das principais realizações do mês, detalhes sobre a estrutura, e a porcentagem de conclusão da obra, de acordo com a medição mais recente.

A primeira edição do boletim aborda a chegada das maiores longarinas metálicas da obra no lado brasileiro, enquanto a edição mais recente destaca o início da montagem da aduela metálica, estrutura composta pelas duas longarinas e sete transversinas metálicas, e que será a primeira a compor o vão livre da ponte.

O avanço dos serviços nos pilares da ponte do lado paraguaio é detalhado em ambas as edições, com ênfase no método de concretagem utilizado para subir a estrutura.

Os boletins também incluem informações sobre programas ambientais realizados no âmbito da obra, como a prospecção arqueológica seguindo plano de trabalho aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), monitoramento da qualidade da água no Rio Paraná, no Rio Iguaçu e em alguns rios menores da região, e o monitoramento da fauna local.

Os boletins podem ser acessados pelo portal do DER/PR, ou recebidos por e-mail, fazendo inscrição na página http://www.der.pr.gov.br/inscrever

OBRA – Com 760 metros de extensão e vão-livre de 470 metros, a segunda ponte internacional entre o Brasil e o Paraguai representa um investimento de cerca de R$ 323 milhões. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro nas laterais. A previsão é que a ela seja entregue em três anos.

Outros R$ 140 milhões serão investidos nas obras da Perimetral Leste, que ligará a ponte à rodovia BR-277.

A obra é uma parceria entre os governos Federal e do Paraná, com investimentos da Itaipu Binacional.