
De acordo com um funcionário que falou sob anonimato, os ataques atingiram o comboio que deixava às pressas a cidade. Falluja foi retomada em definitivo do grupo jihadista nesta semana por parte de forças militares dos EUA, do Irã e de grupos independentes, numa importante vitória contra os extremistas. istambul
? Eles tentavam sair pelo Sul da cidade ? disseram dois funcionários.
De acordo ainda com um alto funcionário citado pela Reuters, 40 veículos foram destruídos na série de ataques.
Mais cedo, a CIA disse acreditar que o Estado Islâmico tenha sido o responsável pelo atentado ao aeroporto internacional de Istambul que deixou 42 mortos e 238 feridos na noite de terça-feira. Um dia após o ataque, o diretor de agência americana de Inteligência, John Brennan, disse que a invasão suicida “mostra as marcas da depravação do EI”.
? Os ataques desprezíveis no aeroporto internacional de Istambul, que mataram dezenas e feriram vários mais, possui a marca do EI. Estou preocupado, do ponto de vista de um professional da Inteligência que olha para as capacidades do grupo e sua determinação em matar quantas pessoas puder internacionalmente ? avaliou Brennan.
O diretor da CIA relembrou que os três terroristas que cometeram o ataque vestiam coletes com explosivos, material que “não é tão difícil de tornar em arma”.
? Ficaria surpreso se o EI não tentasse cometer este tipo de ataque nos EUA ? advertiu, em entrevista aberta à PBS. ? Há muito a se fazer para garantir progresso significativo contra o grupo.