Foi assinada nesta sexta-feira (5) em ato solene a autorização da licitação para a revitalização e ampliação da Escola Municipal Maria Fumiko Tominaga, a primeira escola em tempo integral da cidade. A licitação faz parte do Programa Escola Feliz, que já entregou 20 novas instituições de ensino, além de reformar mais de 70 escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) em Cascavel.
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos participou da solenidade e explicou a importância da revitalização. “É mais um grande investimento na região norte. Nós fizemos aqui uma revitalização em 2017, mas essa escola tem quase mil alunos. É uma escola histórica, tradicional, foi aqui a primeira escola de tempo integral, além do CAIC, que tinha tempo integral, mas era um programa do governo federal, agora municipal foi a primeira escola”, lembrou ele.
Para Paranhos, era importante avançar neste projeto. “Vamos construir mais salas de aula aqui porque é uma escola em tempo integral e, evidentemente, precisa ter esses investimentos” pontuou. As obras começam ainda este ano e a previsão de entrega é para cerca de oito meses após o início da construção, com investimento é de mais de R$ 8 milhões. Durante o período de obras, as crianças serão realocadas.
Segundo a secretária municipal de educação, Márcia Baldini, será uma grande intervenção e deu detalhes. “Vamos mexer nos blocos 1 e 2, que serão totalmente demolidos. A obra será construída por um processo construtivo mais moderno de placas modulares. Já o terceiro bloco vai sofrer uma ampla reforma. Então terá toda a adequação de Corpo de Bombeiro, vigilância, acessibilidade, cobertura, portas, janelas, praticamente vai ser uma escola nova”, antecipou.
A diretora da escola, Mariangela Weber Bhenck, evidenciou o tempo de espera por essa reforma e reforçou que a comunidade escolar está muito feliz por esta conquista.