PALMIRA ? O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, ameaçou neste domingo destruir os sistemas de defesa aérea da Síria, que dispararam mísseis na última sexta-feira contra links israel e síria aviões israelenses que realizavam um bombardeio em território sírio.
? Na próxima vez que os sírios utilizarem os seus sistemas de defesa aérea contra nossas aeronaves, nós vamos destruí-los sem a menor dúvida ? disse Lieberman à rádio pública em seu país.
Ele afirmou que a Força Aérea israelense se deparou, durante o ataque, com um armamento “sofisticado” da Síria que seria destinado ao movimento xiita libanês Hezbollah, um aliado do regime sírio de Bashar al Asad. O Hezbollah é considerado um dos maiores inimigos do Estado de Israel.
O ataque de Israel ocorreu antes do amanhecer de sexta-feira, perto de Palmira, no centro da Síria, e provocou uma resposta das forças antiaéreas sírias, que atiraram mísseis no território israelense. Um deles foi interceptado.
O exército sírio afirmou ter derrubado um avião de Israel e ter atingido outro, o que as autoridades israelenses negam.
Este foi o mais grave incidente entre os dois vizinhos desde o início do conflito na Síria, em março de 2011.
? Cada vez que identificarmos a transferência de armas entre Líbano e Síria, vamos agir para evitá-la. Sobre esta questão não há nenhum compromisso [a ser respeitado com a Síria] ? acrescentou o ministro da Defesa.
Israel está oficialmente em guerra com a Síria por décadas. As relações entre os dois países são ruins, especialmente a partir do momento em que o regime sírio passou a ser apoiado pelo Hezbollah e pelo Irã, dois dos maiores inimigos do Estado judeu.
? Os sírios devem entender que eles são responsáveis por esses carregamentos de armas para o Hezbollah, e, enquanto eles permitirem [essa transferência de armas], vamos continuar fazendo o que temos que fazer ? pontuou Lieberman. ? Eu repito: não quero me intrometer na guerra civil dentro da Síria, ou provocar um confronto com os russos (aliados do regime sírio), mas a segurança de Israel está acima de tudo.