Cotidiano

Alunos da rede estadual repõem aulas a partir desta segunda-feira

Segundo o NRE, cerca de 15 mil alunos voltaram às salas de aulas em Cascavel

Cascavel – Segundo o NRE (Núcleo Regional de Educação), aproximadamente 15 mil alunos voltaram às salas de aulas nesta segunda-feira (1º) em Cascavel. São 24 colégios no município e 59 instituições somando toda a regional. Eles farão a reposição das aulas ainda referente ao ano letivo de 2015.

Em Cascavel, apenas 16 instituições conseguiram cumprir o calendário no ano passado após a greve dos professores. Foram 45 dias de paralisação, quando os educadores cruzaram os braços reivindicando reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho.

Diante disso, as instituições que não conseguiram encerrar as atividades em 2015 terão de 1º a 19 de fevereiro para repor as aulas. Quanto ao calendário de 2016, a Secretaria de Educação do Estado afirma que os estudantes não serão prejudicados.

“Serão cinco aulas por dia durante este período. É importante ressaltar que ainda não é o início das aulas de 2016, mas a reposição. Temos vários colégios com mais de 1,5 mil alunos cada, como o Padre Carmelo Perrone e o Wilson Joffre. Esperamos 15 mil alunos apenas em Cascavel”, explica a assistente de chefia do NRE, Sônia Maria Justo.

Em 22 de fevereiro os professores iniciam a semana pedagógica para definir as atividades e ações que serão desenvolvidas ao longo de 2016. A partir do dia 29 todos os alunos, ou seja, algo em torno de 45 mil, iniciam o ano letivo de 2016.

Rede privada

Ainda segundo a assistente de chefia do NRE, Sônia Maria Justo, a procura por alunos da rede privada de ensino aumentou nas últimas semanas. O sexto ano foi o que mais teve interesse.

“Como muitas escolas particulares já estão retomando as atividades escolares, percebemos que os pais estão buscando vagas na rede estadual e estão preocupados com as matriculas. Adiantamos que as matrículas serão realizadas a partir do dia 1º de fevereiro. Fiquem tranquilos que haverá vagas para todos. Os interessados devem procurar o colégio mais próximo de sua residência”, frisa a assistente de chefia do NRE, Sônia Maria Justo.

(Com informações de Eliane Alexandrino)