Cascavel - Uma das maiores e mais representativas entidades empresariais do Paraná e do Sul do Brasil completa mais um ano de história nesta sexta-feira (4). Oficialmente fundada em 4 de abril de 1960, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a resposta que líderes da época encontraram para o maior desafio que ameaçava a prosperidade econômica do município a partir da segunda metade dos anos 1950. Com o fim da era de ouro dos ciclos de extração, empresários e autoridades entenderam que era necessário colocar a cabeça para funcionar para encontrar novas alternativas e dar continuamente ao crescimento que Cascavel e região experimentavam.
ACIC
A Acic se tornou um dos mais pulsantes fóruns de debates do interior do Paraná. Os mais diferentes temas eram colocados em pauta na entidade e, por meio do consenso, buscavam-se caminhos para contemplar as mais diversas demandas. O primeiro presidente foi Altamir Silva, empreendedor que deu início aos fundamentos de seriedade, vanguarda e eficiência que passariam a ser tônicas no cotidiano da associação comercial. “A história da Acic é o resultado do trabalho e da dedicação de muitos. De empreendedores comprometidos não apenas com o bom desempenho de suas empresas, mas com a prosperidade e o contínuo desenvolvimento de Cascavel e entorno”, comenta o ex-presidente Dercio Galafassi.
Com o passar os anos, a Acic que hoje reúne cerca de 5 mil associados, confirmou sua importância e dela brotaram outras iniciativas igualmente relevantes, como a Caciopar, o Sicoob Credicapital, o Observatório Social, o Iguassu Valley, e muitos outros. “A Acic é uma grande escola. Todos que por ela passaram têm orgulho de participar e do crescimento pessoal e profissional que adquiriram no percurso”, completa atesta o atual presidente, Siro Canabarro.
Comemoração
A comemoração dos 65 anos da Acic acontecerá na noite desta sexta-feira, 4, com início às 19h no Auditório Cascavel. O presidente da Faciap, Flavio Furlan, falará sobre a importância e os benefícios do associativismo empresarial e o presidente Siro fará o resgate de passagens determinantes da história da entidade. Depois, os presentes confraternizarão em coquetel.