A longa lista de inovações desenvolvidas pela Citroën há mais de 100 anos cresce mais uma vez em um momento em que a marca novamente faz história no Brasil, com o Novo SUV C3 Aircross. O lançamento mais aguardado de 2023 acaba de ser apresentado com soluções inéditas, estilo único, muita versatilidade e a conhecida acessibilidade que só um Citroën tem: por isso o Novo Aircross estreia como o SUV turbo mais acessível do Brasil.
“O Novo SUV Citroën Aircross é uma resposta às necessidades de nossos clientes, com a inovadora opção de sete lugares, um diferencial único para o concorrido segmento de B-SUVs no Brasil”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Seu lançamento é uma peça fundamental para o nosso crescimento na região, e é a síntese de todos os benefícios propiciados pela sinergia Stellantis às suas marcas.”
O Novo Citroën Aircross destinado à América do Sul foi desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis na região, com forte integração de todos os fornecedores locais. O único B-SUV com opção de sete lugares será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com forte localização desde o início: mais de 75% de seus componentes são fabricados na região, reforçando o compromisso da Stellantis em fortalecer o parque industrial do Brasil e América do Sul.
“O reforço de nossa presença no segmento de B-SUVs é essencial para a estratégia de crescimento da Citroën na região. Como segundo modelo do projeto C-Cubed, o Novo Aircross é mais uma etapa para atendermos nosso objetivo de alcançar 4% de participação de mercado até 2024”, fala Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul.
“A exigência de nossos clientes está cada vez maior, e é essencial que nossos produtos acompanhem as demandas de um mercado altamente competitivo. Por isso a inovação do Novo Aircross para até sete passageiros com bancos removíveis é tão importante. Nunca antes na história uma empresa produziu localmente um B-SUV com essa proposta”, continua Vanessa Castanho.
O amplo pacote de inovações do Novo SUV Aircross é embalado pela acessibilidade única proporcionada pela Citroën, sem abrir mão do estilo da marca, reforçado por seu slogan: For everyone, like no one. E isso significa oferecer um produto desejado pelo cliente, sem comprometer sua acessibilidade. Por isso o Novo Aircross chega às lojas com uma gama tão versátil quanto ele: são três versões, e todas contarão com a opção de sete lugares, se ajustando aos diferentes tipos de consumidor.
O Novo SUV Citroën Aircross começa a ser vendido em nossa rede com mais de 170 concessionários espalhados por todo o Brasil a partir de R$ 109.990 na venda on-line. O modelo estreia com diversos atributos de acessibilidade, incluindo as três primeiras revisões grátis, valores reduzidos para a cesta de peças, seguro e ampla gama de acessórios. São tantas novidades que essa não é uma história a ser contada de uma só vez. Na verdade, ela precisa ser dividida, em sete capítulos:
Força e robustez
O Novo Aircross foi desenvolvido por um time com mais de 400 pessoas na América do Sul, e passou por milhares de horas em simulações, testes e provas físicas, além de rodagens por toda a região que, somadas, superam um milhão de quilômetros. Tudo para que ele entregue toda a qualidade, conforto e eficiência presentes nos modelos da Citroën.
O premiado motor Turbo 200 equipa todas as versões do Novo Aircross com todas as tecnologias que tornaram esse propulsor um marco na categoria. São até 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e 200 Nm presentes em uma ampla faixa de rotação, graças a recursos como o exclusivo controle MultiAir III. Com ele, a gestão eletrônica do motor faz um monitoramento contínuo do acionamento das válvulas, incluindo o duplo acionamento das válvulas de admissão em um mesmo ciclo do motor.
Esse conjunto está sempre atrelado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução. No dia a dia seu gerenciamento otimiza a eficiência energética, privilegiando rotações mais baixas. O modo Sport é acionado ao toque de um botão, alterando o mapa de trocas para entregar ainda mais performance. E quem busca um passo além em esportividade pode optar pelo modo sequencial, onde o condutor poderá fazer trocas de marcha por meio da alavanca de câmbio. O conforto acústico é garantido pelo isolamento reforçado e fixação do trem de força otimizada para conter a passagem de vibrações para a carroceria.
Espaço interno
Não há espaço no segmento para concessões. Por isso o Novo Aircross entrega espaço para todos os seus ocupantes. Isso graças à plataforma variante CMP, que permite mudanças na arquitetura visando o melhor aproveitamento da cabine. Os 2,67 metros de entre-eixos do SUV garantem conforto equivalente ao de modelos superiores. Não à toa, o espaço para as pernas dos ocupantes da segunda fileira é o maior do segmento, permitindo que os passageiros até cruzem suas pernas.
Quem estiver em qualquer assento poderá desfrutar do conforto dos novos bancos, com diferentes tipos de espuma e projetados para apoiar todo o corpo, tornando até mesmo a mais longa viagem menos cansativa. Esses detalhes fazem parte do conceito Citroën Advanced Confort, que leva em conta todos os elementos que influenciam no bem-estar a bordo dos carros da marca. O ar-condicionado, por exemplo, possui compressor e trocador de calor reforçados e projetados para garantir o melhor clima na cabine independente do calor (ou frio) que estiver do lado de fora.
Todo o interior do Novo Aircross foi pensado para o conforto de seus ocupantes: do apoio de braço para o motorista, passando pelas amplas portas traseiras com mais de 62 cm de vão livre, disponibilidade de até 15 porta-objetos espalhados pela carroceria e chegando, claro, ao acesso à terceira fileira.
Fotos: Divulgação