Uma estação compacta para tratamento de água vai ser uma das atrações da área de suínos do 34º Show Rural Coopavel, com início de visitação de estandes na segunda-feira, 7, às 8h. Novidades para a suinocultura poderão ser vistas no pavilhão de tecnologias da pecuária. Entre elas estão um robô alimentador de suínos.
O quarteto de tratamento de água é uma solução interessante para os suinocultores, considerando principalmente a importância que essa substância assume nas granjas e nos bons resultados dos lotes, destaca o médico veterinário do setor de suínos da Coopavel, Gustavo Bernart.
O quarteto
Quatro equipamentos integram o quarteto: clorador, acidificador, filtro e antidureza. “Cada um tem uma função específica e imprescindível no conjunto”, diz Gustavo. A estação ajuda a eliminar fungos, bactérias, leveduras e micro-organismos patogênicos que podem comprometer a performance do lote.
Gustavo cita um exemplo: “Se o pH da água for acima do que é recomendável para os animais, ocorrem problemas que, não sanados, conduzirão a prejuízos. O pH elevado leva à diminuição do consumo do líquido e redução da ingestão de ração”, diz o médico veterinário. Entre os problemas que podem acontecer estão principalmente os urinários e renais.
Características
O clorador tem as seguintes características: dosagem de tricloro em pastilhas, cloração com precisão, fácil controle de dosagem, rápida interrupção de cloração e grande autonomia de cloração. Acidificador: acidificação contínua, redução de pH da água, otimização da ação do cloro, fácil controle de dosagem e rápida interrupção de dosagem.
Filtro: retenção de partículas sólidas, elemento filtrante lavável e reutilizável, qualidade e autonomia em filtragem. Antidureza: impede a corrosão e incrustação nos bebedouros, combate a dureza e a corrosão que alteram a ação dos medicamentos e o desempenho zootécnico. “Principalmente para os criadores de suínos, vale muito a pena conhecer esse quarteto”, afirma Gustavo.
O evento
O Show Rural Coopavel, em sua 34ª edição, será realizado de segunda a sexta-feira, 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A mostra de tecnologia ocorre em uma área aberta de 720 mil metros quadrados. O acesso ao parque e ao estacionamento não tem nenhum custo aos visitantes, que deverão utilizar máscara por todo o percurso e seguir o protocolo sanitário que será orientado.
Assessoria