Esportes

Hortência é eleita a melhor da história dos Mundiais

Rio de Janeiro – A Rainha Hortência Marcari foi escolhida a maior jogadora de todos os tempos da Copa do Mundo ou Campeonato Mundial de Basquete, segundo anunciou a Fiba (Federação Internacional de Basketball), na noite de terça. A brasileira teve uma expressiva votação, com 85% das escolhas que foi aberta ao público mundial.

“Fiquei muito feliz, pois ganhar esta honraria 24 anos depois de parar de jogar é um motivo de satisfação, ainda mais disputando com atletas que estiveram entre as melhores”, comentou Hortência, que faz parte do Hall da Fama da Fiba.

Ela foi campeã mundial em 1994, na edição disputada na Austrália. Foi sua última participação no Mundial e a de maior destaque: 27,6 pontos de média, incluindo os 32 anotados na histórica vitória na semifinal contra os Estados Unidos. Hortência atuou em cinco edições do Mundial e foi cestinha em quatro (1973, 92, 90 e 94).

Hortência é a maior pontuadora da história da seleção brasileira com 3.190 pontos em 127 partidas (média de 24,9 por jogo). Além do ouro mundial, dois anos depois foi prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta.