Cotidiano

Quaresma: venda de peixes cresce 30%

Um supermercado no Bairro Parque Verde já recebeu duas toneladas de peixe para dar o pontapé inicial.

Peixe ganha mais espaço na mesa do consumidor (Foto: Aílton Santos)
Peixe ganha mais espaço na mesa do consumidor (Foto: Aílton Santos)

A Quaresma é o período de mais ou menos 40 dias que antecede a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Nesta época, os católicos costumam fazer penitência e uma delas é não consumir carne vermelha. O comportamento reflete diretamente no aumento da venda de peixes.

Em uma rede de supermercados de Cascavel, a expectativa é de aumento de até 30% nas vendas nesse período.

Pela tradição cristã, a quaresma se inicia após a Quarta-Feira de Cinzas, dia 6 de março, e vai até a Sexta-Feira Santa, neste ano dia 19 de abril. Contudo, tradição e gosto acabam se misturando e muita gente adota o peixe no cardápio com mais frequência nesse período.

Um supermercado no Bairro Parque Verde já recebeu duas toneladas de peixe para dar o pontapé inicial. “Mais cargas vão chegar ao longo das próximas semanas. Tirando o bacalhau e o salmão, que são importados, os demais peixes são todos do oeste do Paraná”, explica o responsável pelo setor, Everaldo Souza.

Segundo ele, não houve reajuste nos preços, especialmente porque os peixes são criados em cativeiro, não sendo prejudicados por ações externas. Para dar aquela forcinha, a rede dá início amanhã mesmo ao Festival de Peixes, que busca atrair mais consumidores que o habitual.

O consumidor prefere se garantir e não ter uma surpresa na hora de levar os pescados. Susete Ferreira de Oliveira é católica e faz peixe duas vezes por semana durante a quaresma. Para este ano, ela conta que se preveniu: “Já comprei bastante peixe para passar alguns dias. Vai que sobe o preço… preciso me garantir”.

Tilápia lidera as preferências

O gerente de supermercado Gilmar Gomes conta que na loja em que trabalha foi comprada uma tonelada só de filé de tilápia: “É o nosso carro-chefe. O peixe que mais vende é a tilápia. No geral, recebemos mais de duas toneladas de produtos para começar a quaresma e esperamos vender tudo logo”, diz.

Mais da metade dos peixes desse supermercado chegam de uma cooperativa de Nova Aurora.

Por Silvio Matos