A fase de grupos da Libertadores começa nesta terça-feira (5), com seis jogos. Os times brasileiros que disputarão a fase de grupos do torneio continental são: Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Athletico Paranaense e Atlético-MG.
Flamengo e Athletico estreiam já no primeiro dia. O Rubro Negro carioca está no Grupo D e pega o San José, às 19h15 (de Brasília), jogando no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia. Já a equipe do Paraná está no Grupo G e vai enfrentar o Tolima, às 21h30, no Estádio Manuel Murillo Toro, Ibagué, na Colômbia.
A dupla Gre-Nal estreia no dia seguinte, na quarta (6). No Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, no Inter vai enfrentar o Palestino, às 19h15, enquanto o Grêmio viaja para a Argentina para encarar o Rosario Central no Estádio Gigante de Arroyito, às 21h30.
Também no dia 6 jogam Palmeiras e Atlético-MG. O Verdão está no Grupo F e vai enfrentar o Junior Barranquilla, às 21h30, no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia. O Galo está no Grupo E e a estreia no dia 6 será às 19h15, em Belo Horizonte, contra o Cerro Porteño.
No dia 7 ainda joga o Cruzeiro. A Raposa começa sua campanha contra o Huracán, às 19 horas, no Estádio Tomás Adolfo Ducó, em Buenos Aires, Argentina. O Cruzeiro está no Grupo B.
Ao todo, 32 equipes estão confirmadas na fase de grupos. O Brasil é o país com maior número de clubes (7). A Argentina conta com 6 equipes presentes. Deste total de 32, 13 já se sagraram campeões do torneio em edições anteriores.
Só do Brasil são 6 clubes campeões: Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. A Argentina chega com 3 campeões, sendo um deles o Boca Juniors, que soma 6 títulos, e o River Plate, tetracampeão e atual campeão da Libertadores. Além deles tem o San Lorenzo, campeão em 2014.
Do Uruguai aparecem as tradicionais equipes do Peñarol (5 títulos) e Nacional (3 títulos). Do Paraguai o não menos tradicional Olimpia (3 títulos). Por fim, o 13º clube que já se sagrou campeão é a LDU, do Equador, que foi campeã em 2008.