Policial

Cascavel só tem um policial militar para cada mil habitantes

Cidade tem uma média de 100 policiais por dia atuando ruas e central de operações

Cascavel – Enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) não estabelece um padrão oficial para o número ideal de policiais para garantir a segurança da população, estudiosos de todo País avaliam que, para que as pessoas estivessem realmente seguras, seria necessário um policial para cada 250 habitantes.

Esse número está bem aquém da realidade em Cascavel. Segundo dados levantados junto aos sindicatos da categoria, Cascavel tem uma média de 100 policiais por dia atuando ruas e central de operações. Levando-se em conta que as escalas de trabalho são de 12 horas x 12 horas, com 48 de descanso, a cidade tem 300 militares atuando no contato direto com a população.

Isso equivale a um policial para cada mil habitantes se levado em consideração que a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a cidade era de 309 mil habitantes em 2014

De acordo com o presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Cascavel, Laudemir Dotta, o número é insuficiente.

“Não é divulgado oficialmente quantos policiais estão nas ruas, mas sabemos que o número é bem abaixo do ideal. Poderia ser bem mais se os profissionais que passaram no último concurso público já tivessem sido chamados”.

Segundo ele, das quatro mil pessoas que passaram no concurso, apenas duas mil foram incorporados.

“Os números são do Estado todo e incluem os bombeiros. Se verificarmos o que efetivamente está nas ruas, é bem menos do que deveria”.

Dotta lembra ainda que enquanto novos policiais ingressam na carreira militar, outros pedem baixa.

“São aqueles que se aposentam, que têm algum tipo de problema de saúde ou ainda que conseguem passar em algum outro concurso público”. Para “driblar” os problemas em relação ao número de efetivo, a PM trabalha de forma a colocar profissionais em regiões que têm maior necessidade de policiamento.

Viaturas

Em relação ao número de viaturas, o responsável pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eudes Camilo da Cruz, disse que diariamente pelo menos 10 estão nas ruas. Elas atuam mais efetivamente na região central e em bairros como São Cristóvão, Parque São Paulo, Santa Cruz, Tropical, além da UPS (Unidade Paraná Seguro) na região norte e da Patrulha Rural, que garante a segurança do interior.

(Com informações de Tissiane Merlak)