WASHINGTON ? Oito aniversários. Duas campanhas presidenciais. Uma forte crise financeira. Vários conflitos internacionais. Acordos históricos com antigos inimigos. Árduas negociações legislativas. Duas filhas que passaram de crianças para adolescentes. Os oito anos de Barack Obama no poder foram intensos e, certamente, ele se lembrará de tudo nesta quinta-feira, quando soprar as velas por seus 55 anos, em seu último aniversário na Casa Branca.
O estresse e o passar do tempo deixaram a marca no rosto do presidente. A diferença pode ser vista se comparar o Obama de hoje, nas horas prévias de completar 55 anos, com as imagens do líder entrando na sala de imprensa da Casa Branca, com uma torta feita de muffins em seu 48º aniversário, o primeiro que ele comemorou como presidente.
A agenda de Obama não indica nenhum evento pomposo para este aniversário. Hoje ele vai encabeçar a reunião do Conselho de Segurança Nacional, que terá seu foco na luta contra o Estado islâmico e, em seguida, dará sua última entrevista coletiva antes de sair de férias com a sua família para a costa de Massachusetts, em Martha’s Vineyard, lugar favorito de descanso de vários presidentes.
O presidente recebeu seu grande dia com uma boa notícia. Após seu discurso na Convenção Nacional Democrata na semana passada, em que Hillary Clinton foi formalmente nomeada como candidata do partido para as eleições de novembro, a imagem positiva do presidente subiu para 54 pontos, seu melhor número desde que assumiu o segundo mandato em 2013, de acordo com uma pesquisa da CNN.
Obama celebrou seu primeiro aniversário como presidente de forma discreta. Ele comemorou com os jornalistas credenciados na Casa Branca, entre eles, Helen Thomas, que completou 89 anos naquele dia em que o presidente fez 48.
Seu dia também incluiu uma reunião com os 58 democratas do Senado para se concentrar no Obamacare, um dos pilares da campanha que o levou à presidência. Em seguida, comemorou com Michelle, as filhas Sasha e Malia, e vários amigos com uma pequena festa em Camp David, a residência de descanso presidencial.
Seu aniversário com tom mais político foi o que antecedeu as eleições de 2012, na qual Obama ganhou a reeleição.
Em 2011, no início da sua campanha para reeleição, ele decidiu transformar seu 50º aniversário em um jantar com os doadores. Os convidados pagaram mais de US$ 35 mil para participar. Na ocasião, no estilo de Marilyn Monroe, a atriz e cantora Jennifer Hudson cantou Happy Birthday para Obama.
Em 2012, teve a mesma ideia, mas aumentou a aposta. A meses das eleições, primeiro celebrou com partidas de golfe e uma celebração íntima em Camp David e, uma semana depois, abriu as portas da sua casa, em Chicago, sem sua família, e se reuniu com doadores. A entrada subiu para US$ 40 mil.