Esportes

Seis velejadores russos são confirmados na Olimpíada

pavel-russia.jpgRIO? A Federação Internacional de Vela confirmou, nesta quinta-feira, que seis atletas russos participarão da Olimpíada. A entidade havia indicado que eles estavam aptos para disputar as competições no Rio e, hoje, recebeu a aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI). O único atleta russo a ser impedido , ainda de forma provisória, é Pavel Sozykin. A federação disse que aguarda uma decisão final do COI sobre ele.

A permissão para os seis velejadores foi dada após uma análise feita por três integrantes do COI e um perito da Corte Arbitral do Esporte (CAS). O Comitê Olímpico da Rússia e a Federação de Vela da Rússia já foram comunicadas sobre a decisão.

Os atletas que tiveram a participação confirmada são: Stefania Elfutina e Maksim Oberemko, ambos do RS:X; a dupla Liudmila Dmitrieva e Alisa Kirilyuk do 470 feminino; Sergey Komissarov do Laser; e Denis Gribanov, companheiro de Sozykin no 470 masculino.

Sozykin, no entanto, foi declarado impedido, provisoriamente , por estar está citado no relatório da comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada), que solicitou veto para toda a delegação russo. Apesar da recomendação da Wada, o COI optou por transferir a decisão para as federações internacionais.

LEIA MAIS:

Federação libera velejador russo que havia sido suspenso por doping