Cotidiano

Rodrigo Maia quer definir com líderes data de votação da cassação de Cunha

2015071474165.jpgBRASÍLIA ? O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu dividir com os líderes a responsabilidade de marcar a data de votação do processo de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Rodrigo Maia reafirmou que a leitura do processo será feita na próxima semana e que irá “organizar” com os líderes partidários a melhor data para que a questão seja submetida ao plenário da Casa. Segundo ele, a votação poderá ser em agosto desde que a maioria dos líderes concorde com essa decisão. Cunha

? O que temos que fazer é ler na próxima semana e os líderes têm que organizar com o presidente uma data para a gente votar isso. Com essa data organizada fica mais tranquilo. Vamos organizar isso com os líderes, acho que é o melhor caminho ? disse Maia, acrescentando:

? Pode ser em agosto ainda, com tanto que se construa com a maioria.

Na terça-feira passada, durante a sessão plenário, Maia afirmou que leria o processo na sessão de segunda-feira e que só trataria da data depois que o projeto da renegociação da dívida dos estados fosse votado pela Casa. Em entrevista à imprensa, ele acrescentou como meta votar antes do processo de Cunha, além da renegociação das dívidas dos estados, o projeto que retira a obrigatoriedade da Petrobras participar das licitações de exploração do Pré-Sal. Segundo ele, as matérias econômicas são prioritárias. Ontem, ele afirmou que irá marcar a data na próxima semana.

Rodrigo Maia tem sido cobrado há semanas por deputados da oposição para que marque imediatamente a data. Há pressão contrária, no entanto, tanto de líderes do centrão amigos de Cunha, quanto de líderes e deputados da base de Temer, incluindo partidos da antiga oposição como PSDB e DEM, para que a votação só aconteça após a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Maia nega que sua demora em definir a data esteja relacionada à votação do impeachment. Sustenta que não quer correr o risco de chamar uma votação em dia de quorum baixo.