Cotidiano

Programa de Piscicultura será apresentado em reunião nesta sexta

Estimular a produção de peixes no Município e oferecer mais uma alternativa de renda ao pequeno produtor, fortalecendo a economia do Município. Com este objetivo será lançado nos próximos dias o Programa de Piscicultura de Cascavel, um projeto da Secretaria de Agricultura, viabilizado em parceria com o Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), com o  Sindicato Rural Patronal, junto ao Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica). O encontro será realizado nesta sexta-feira (10), no auditório do Sindicato Rural, com início às 14 horas.

De acordo com o coordenador do projeto, Edson Duarte da Silva, na ocasião haverá uma palestra sobre o manejo da cadeia produtiva da atividade da piscicultura. Cerca de 80 pequenos produtores foram convidados, além de representantes das entidades parceiras e membros de cooperativas de crédito. Hoje o Município conta com 21 piscicultores produzindo. A meta é fortalecer a atividade, de maneira que se chegue ao fim deste ano com pelo menos 50 produtores ativos, “produzindo meio hectare de lâmina de água por ano, o que representa hoje uma renda líquida de dois salários mínimos mensais, dependendo do manejo”.

Para a implementação do programa, a Secretaria de Agricultura entra com a assistência técnica e manejo ao produtor, oferecendo qualificação em parceria com o Sindicato Rural Patronal e o Senar. Também viabiliza o acesso ao produto pela manutenção da estrada adequada, via o Programa da Porteira para Dentro.

Além do levantamento de demanda de mercado para atividade, potencial de produtividade de piscicultura no Município, assistência técnica e qualificação da equipe técnica, acesso a linhas de crédito para implantação dos açudes, o encontro discutirá a criação da Associação dos Produtores de Piscicultura de Cascavel.