NOVA YORK ? Uma forte tempestade de inverno atinge a região nordeste dos Estados Unidos nesta terça-feira, levando as autoridades a pedir que as pessoas fiquem em casa. Companhias aéreas cancelaram voos e escolas suspenderam as aulas. A neve começou a cobrir cidades nas primeiras horas desta terça.
O Serviço Meteorológico americano emitiu avisos de nevascas para as áreas de Pensilvânia, Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, New Hampshire e Maine. Alguns destes estados declaram estado de emergência.
A previsão é de até 60 cm de neve no início da quarta-feira, com temperaturas de 15 a 30 graus abaixo do normal nesta época do ano, e rajadas de vento de 88km/h. Há alertas para possíveis inundações costeiras de Massachusetts para Delaware.
Cerca de 50 milhões de pessoas ao longo da Costa Leste dos Estados Unidos estavam sob aviso de tempestade ou nevasca.
? Se você precisa sair, faça isso por um período de tempo tão limitado quanto possível … mas a melhor coisa a fazer é ficar ? disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, na segunda-feira.
O serviço de transporte subterrâneo será suspenso na região de Nova York. Funcionários do trânsito da área metropolitana alertaram que mais rotas de ônibus e trem poderiam ser suspensas ao longo do dia. Mais de cinco mil voos programados para esta terça-feira foram cancelados.
Os aeroportos com mais cancelamentos foram Newark International Airport em New Jersey e Boston Logan International Airport. A American Airlines cancelou todos os vôos nos três aeroportos de Nova York – Newark, LaGuardia Airport e John F. Kennedy International Airport – e a JetBlue Airways informou extensos cancelamentos.
A Delta Air Lines cancelou 800 vôos para terça-feira para Nova York, Boston e outros aeroportos do nordeste. A United Airlines disse que não teria operações em Newark ou LaGuardia.