Cotidiano

Festa Portuguesa com certeza na Praça Quinze

2016 915340138-201606101856368471.jpg_20160610.jpgRIO – Em 1808, a Corte portuguesa se transferiu para o Paço Imperial, junto à Praça Quinze. Agora, 208 anos depois, o local recebe novamente a cultura da ?terrinha?, como palco da ?Festa dos Santos Populares Portugueses?. Até domingo, o evento apresenta shows de artistas portugueses e brasileiros, numa mistura musical. Passam pelo palco montado no local o quarteto português Deolinda, Emanuelle Araújo e sua Orquestra Imperial, a sanfoneira Lucy Alves, Nicolas Krassik e os Cordestinos, entre outros convidados. O ator português Ricardo Pereira e o humorista Luís Lobianco (Porta dos Fundos) vão recitar poemas de Fernando Pessoa.

A gastronomia portuguesa é também atração, além de vinhos, quem for ao evento vai poder degustar os bolinhos de bacalhau do foodtruck da Casa do Minho, clube portugues que tem sede no Cosme Velho, na Zona Sul. Também promete fazer sucesso a comida típica do Por Aí Street Portuga, o foodtruck paulista que veio ao Rio para o evento. Nesta sexta-feira, o público fez fila para degustar as delícias preparadas pelo chef Júlio Babin. Entre as iguarias estão a sardinha na brasa, acompanhadas de pão português, a bifana e a alheira. Para quem não conhece, o chef explica.

? A bifana é um sanduíche de lombo cortado em finas fatias, marinadas no vinho branco, sarvido com cebola na chapa. Já a alheira é um embutido de carne de porco com pão português ? diz Babin

A organizadora do evento, Conni Lopes, explica que a Festa dos Santos Populares é tradicional em Portugual e que a celebração deu origem às festas juninas brasileiras.