Cotidiano

Conta ligada a EI publica suposta foto de atirador de boate

Screenshot_2.jpg Reuters CAIRO – A conta do Twitter associada ao Estado Islâmico postou neste domingo uma foto supostamente de Omar Mateen, identificado por autoridades norte-americanas como o atirador que matou pelo menos 50 pessoas em um massacre em uma boate gay em Orlando, Flórida.

“O homem que realizou o ataque à boate na Flórida, que matou 50 pessoas e feriu dezenas”, diz a legenda que acompanha a foto. Não houve declaração oficial do Estado Islâmico.

Não foi possível verificar se a imagem era de fato de Mateen. Outras contas do Twitter vinculadas à militância islâmica também publicaram fotos do mesmo indivíduo e apoiadores do Estado Islâmico publicaram mensagens elogiosas para o ataque.

Segundo a rede americana CBS News, Omar Mateen é filho de pais afegãos, tinha 29 anos e possuía dupla cidadania (americana e afegã). Autoridades ainda estão apurando se ele tinha ligações com o terrorismo islâmico.

De acordo com informações iniciais, Mateen não possuía antecedentes criminais aparentemente. Os dados ainda serão confirmados pela polícia. A rede de TV NBC conversou com o pai de Mateen, que se mostrou arrasado com a ação do filho e comentou já ter presenciado comportamentos de repúdio do rapaz diante de casais homossexuais.