Cotidiano

Vanessa da Mata fala sobre bullying e resistência dos cabelos crespos

59199424_EL - Rio de Janeiro-RJ - 15-06-2016 Rio Moda Rio Desfile de Lino Villaventura Cantora Vane.jpgRIO? Se hoje dá conselhos a meninas que querem assumir os fios crespos, Vanessa da Mata ainda se lembra bem da época em que andar com os cabelos naturais significava lutar contra uma enxurrada de críticas e manifestações de preconceito:

– Sofri muito bullying, na rua as pessoas xingavam – lembra Vanessa, que chegou a ter os cabelos alisados pela mãe, mas logo se rebelou contra a didatura dos lisos.

– Minha mãe alisou uma vez, mas desde cedo eu me rebelei – explica.

Com os fios naturais desde que surgiu no cenário musical, ela logo se tornou referência para meninas com o mesmo tipo de cabelo. A procura das fãs fez com que ela, há uma semana, criasse a conta no Instagram @eugostoedevolume, em que dá dicas para quem quer distância da chapinha.

– Digo que é importante apreciar seus próprios traços. Ter autoestima te ajuda sempre a fazer boas escolhas, seja de um namorado a um livro – defende.

Presente no Rio Moda Rio para o desfile de Lino Villaventura, a cantora lembrou da importância do estilista na sua carreira.

– Usei o vestido dele da primeira vez que toquei com Caetano e Bethânia, quando tinha 21 anos. Desde então, acompanho ele. Acho que ele tem uma coisa muito especial, de misturar referencias nipônicas com o Nordeste – conta ela, que desenha suas próprias roupas para apresentações.