Cotidiano

Francês preso na Ucrânia planejava 15 atentados na Eurocopa

201606051543360590_AFP (1).jpgKIEV ? O Serviço de Segurança Pública da Ucrânia (SBU) afirmou nesta segunda-feira que um cidadão francês detido no final de maio na fronteira entre Ucrânia e Polônia planejava uma série de ataques na França, que iriam coincidir com a Eurocopa 2016.

O homem, identificado pelos meios de comunicação franceses como Gregoire M, de 25 anos, foi preso na fronteira da Ucrânia com a Polônia. Segundo o chefe do SBU, Vasily Hrytsak, o suspeito entrou em contato com grupos armados ilegais na Ucrânia com o objetivo de comprar armas e explosivos.

? O francês falou de forma negativa sobre ações de seu governo, imigração em massa, o crescimento do islamismo e globalização, e também falou sobre planos de realizar diversos ataques terroristas ? disse Hrytsak durante entrevista coletiva.

Hrytsak acrescentou que o homem tinha planejado 15 ataques e foi influenciado por ultra-nacionalistas. Ele tinha armas, detonadores e 125 kg de TNT.

? Eu tinha cinco fuzis Kalashnikov, mais de cinco mil balas, dois lançadores de foguetes anti-tanque, 125 kg de dinamite e cem detonadores ? complementou Hrytsak.

Em uma entrevista no domingo, o presidente francês, François Hollande, afirmou que medidas de precaução, incluindo uma força de segurança de 90 mil homens, devem garantir a segurança nas partidas em dez cidades francesas.

Hollande ainda disse que a França decidiu realizar o Euro 2016, apesar das ondas de ataques no país no ano passado, mas adiantou que os espectadores do torneio devem passar por revistas na entrada dos estádios.