Cotidiano

Prumo Logística planeja pólo de gás natural no Porto do Açu

SÃO JOÃO DA BARRA – O desenvolvimento de um Pólo de Gás Natural no Porto do Açu, que inclua um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), e de duas ou três termelétricas com investimentos mínimos de R$ 3 bilhões. Esse é o principal projeto em estudos agora pela Prumo Logística, segundo revelou nesta terça-feira o presidente da companhia, José Magela, após a solenidade de inauguração de três novos terminais no complexo.

Segundo Magela, o grupo está em busca de parceiros interessados em investir no projeto que contemplará um terminal de regaseificação (GNL), com um conjunto de térmicas. Mais cedo, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, afirmou que o governo pretende aumentar taxas de retorno para atrair investidores privados.

O executivo explicou que a empresa já tem o licenciamento para a instalação de termelétricas de até 3,2 mil megawatts de capacidade. Já o terminal de GNL (que permitirá a importação de gás na forma líquida) poderá ter uma capacidade de 14 milhões de metros cúbicos por dia.

O executivo destacou que o projeto é atrativo não só por toda infraestrutura oferecida no Porto, como também pelo fato de já existirem as linhas de transmissão da energia.

? Queremos criar a segunda melhor solução para gás no Brasil, a primeira é a Petrobras ? destacou Magela.

Segundo o executivo, a ideia é, no futuro, também trazer ao novo poló gás produzido nos campos tanto da Bacia de Campos como da Bacia de Santos dos campos do pré-sal. O executivo disse que em um primeiro momento o projeto poderá ser iniciado com uma termelétrica de 1,5 mil megawatts de capacidade.

O presidente da Shell, André Araújo, presente no evento, destacou a importância da entrada em operação do terminal de petróleo (T-Oil) no Porto do Açu, que será utilizado para o transporte de petróleo produzido pela BG, empresa adquirida pela Shell no ano passado. Segundo André, parte das operações da companhia que eram realizadas no Uruguai passarão a ser feitas agora no Brasil.

O petróleo que começará a ser movimentado pela BG no T-Oil virá da produção dos campos do pré-sal na Bacia de Santos. Segundo o executivo, a expectativa é que as operações sejam iniciadas até o fim de julho próximo.

? O petróleo virá das plataformas para o terminal e daqui poderemos levar o óleo para diversas partes exportação para do mundo ? destacou Araújo;

No Porto do Açu já estão em operação um total de 11 terminais, dos quais três foram inaugurados nesta terça-feira. O primeiro terminal a operar foi o de minério de ferro em 2014, operado pela Anglo American. Atualmente trabalham no Porto do Açu cerca de 6 mil trabalhadores.