Cotidiano

Fazenda é desocupada pacificamente após 17 anos

De acordo com Serighelli, as 178 famílias que ocupavam a fazenda foram para outros acampamentos próximos

Cascavel – O Governo do Estado, por meio da Assessoria Especial para Assuntos Fundiários, auxiliou na negociação para desocupar de forma pacífica a fazenda Castelo, localizada em Cascavel. A fazenda estava ocupada desde 1999 por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A negociação, que iniciou há dez dias, foi concluída ontem e teve a participação, além do Governo do Estado, de representantes da Justiça, do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), da Polícia Militar, dos proprietários e de integrantes do MST. “Toda a desocupação foi pacífica, sem nenhum episódio mais grave. Isso demonstra que podemos resolver questões como esta no diálogo, sem recorrer à força”, declarou o assessor especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli.

De acordo com Serighelli, as 178 famílias que ocupavam a fazenda foram para outros acampamentos próximos. “Nosso agora trabalho é negociar, junto com o Incra, o reassentamento dessas famílias em outros lugares. Estamos aguardando uma agenda com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para tratar deste assunto”, contou.