RIO ? Em discurso para moradores de Del Castilho, na Zona Norte do Rio, o candidato do PMDB à prefeitura, Pedro Paulo, afirmou que a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) vai indicar todos os cargos do governo caso Marcelo Crivella (PRB) seja eleito. A campanha peemedebista elevou, nos últimos dias, o tom contra a candidatura de Crivella, bispo licenciado da Iurd, em uma tentativa de associar a imagem do adversário à Igreja e aumentar a rejeição dele junto a uma parcela do eleitorado.
O peemedebista citou ainda o apoio do ex-governador Anthony Garotinho a Crivella, o que classificou como ?atraso?.
? O único candidato que tem condições de vencer o Bispo (Crivella), vencer a Igreja Universal, que quer fazer todas as indicações para a prefeitura do Rio, esse candidato sou eu. Nós não vamos entregar o Rio ao atraso. Nós avançamos e vamos avançar muito mais, com a humildade de reconhecer que a cidade não está perfeita, mas melhorou.
O candidato lembrou ainda do episódio em que a campanha de Crivella distribuiu panfletos com a imagem do cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta. Pedro Paulo disse que foi uma ação ?sem escrúpulos?. A Arquidiocese do Rio protocolou uma representação no Ministério Público estadual pedindo a proibição da veiculação da imagem do cardeal na propaganda eleitoral do senador.
? É um ato sem escrúpulos e crime eleitoral querer fazer isso com a Igreja Católica. Essa prática, aliás, é conhecida do Bispo Macedo, do Garotinho, essa leviandade de querer usar imagens e símbolos para denegrir as manifestações religiosas. Acho que é um desespero da campanha do Bispo Crivella, e a maior prova de que quem mistura política e religião é a campanha do Bispo Crivella. Eu estive com o Dom Orani, outros candidatos também, e ninguém teve a desfaçatez de utilizar a imagem do Cardeal Dom Orani na sua campanha ? criticou.
A campanha de Crivella já foi procurada para comentar as declarações de Pedro Paulo, mas ainda não respondeu.