Cotidiano

Do tango uruguaio ao barroco tcheco, algumas apostas para 2017

SÃO PAULO – Do astroturismo ao barroco, é bem amplo o leque de temas que entraram na pauta de promoção de diferentes países para o ano de 2017. A estratégia ? que visa a estimular o turismo e acaba estabelecendo condições de mercado mais atraentes para os visitantes ? costuma chamar a atenção para uma característica específica do lugar. De preferência, que mereça celebrações.

BV ABAV 2016

Há exceções. Como Cuba, que, desde o restabelecimento das relações diplomáticas com os EUA, vem sendo tão assediada pelo mercado de turismo, que está preocupada, sim, em equilibrar a oferta de quartos a uma procura que não para de crescer. Seguem abaixo algumas apostas divulgadas pelo setor durante a 44ª Abav Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, realizada semana passada em São Paulo.

República Tcheca: o barroco ao leste. A cerca de 200 quilômetros de Praga, a região da Morávia estará no centro das atenções do turismo da República Tcheca em 2017. Eleito como tema de promoção para o próximo ano, o barroco deixou naquela área, a leste do país, inúmeros monumentos e edificações. Muitos deles remontam à época da reconstrução da região depois da Guerra dos Trinta Anos (os conflitos em que se envolveram diferentes países europeus entre 1618 e 1648). Brno (capital da Morávia), Olomouc e Ledenice são algumas das cidades em que sobressaem a exuberância e a dramaticidade do barroco. Segundo Luiz Fernando Destro, diretor do Escritório de Turismo da República Tcheca no Brasil, em função da nossa crise econômica, em 2015 os tchecos registraram a primeira queda, em dez anos, no número de brasileiros recebidos: 62 mil, contra 69 mil de 2014.

Chile: a culpa é das estrelas. O Chile dirige seus esforços de atração em 2017 para o turismo de aventura e o astroturismo. Principalmente entre brasileiros, que, diz Jessica Canelo, gerente de Mercado do Turismo do Chile, ?mais do que um destino, procuram experiência em nosso país?. No caso do turismo de aventura, não faltam razões: pelo segundo ano consecutivo, o Chile ganhou o World Travel Awards como o melhor destino da América do Sul no setor. Quanto ao astroturismo, os chilenos nos lembram que o Deserto do Atacama já obteve da Fundação Starlight o certificado de céu mais transparente do Cone Sul. Em 2015, o Chile recebeu 450 mil brasileiros. Este ano, nos sete primeiros meses, só 180 mil. Otimista, Jessica acha que, até dezembro, 2016 terá se recuperado.

Uruguai: o tango e ?La cumparsita?. 2017 será o ano do tango no Uruguai. Em 19 de abril, fará 100 anos que ?La cumparsita? ? melodia do uruguaio Gerardo Matos Rodríguez, tida como o ?hino? do tango ? foi interpretada pela primeira vez. ?Teremos muita gente bailando nas ruas?, diz o vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamín Liberoff. A música é ouvida na Praça da Independência, em Montevidéu, todos os dias, às 12h e às 18h.

Portugal: Fátima e além de Fátima. O trunfo de Portugal para 2017 é Fátima, por conta do centenário das aparições de Nossa Senhora. Mas as regiões em destaque vão além: incluem cidades a alguns quilômetros dali, mas precisamente as que têm várias construções nomeadas patrimônio mundial da Unesco. O Convento de Cristo, em Tomar, está a meia hora de Fátima, assim como o Mosteiro da Batalha, em Batalha. Outras edificações históricas fáceis de alcançar são o Mosteiro de Alcobaça, em Alcobaça (a 40 minutos da cidade das aparições) e a Universidade de Coimbra (50 minutos).

REALIDADE VIRTUAL, SOLUÇÃO PREMIADA

A ideia é que, antes mesmo de viajar, o turista já passe pela experiência de ?estar? no lugar em que vai visitar. Como? Através de ferramentas de realidade virtual, a serem oferecidas pelos agentes de viagem à clientela interessada. Com esse projeto, o grupo VRiagem ganhou o Hackathon Viagens, competição de tecnologia em formato de maratona, durante a Abav.

Oito grupos de desenvolvedores, programadores e inventores em geral participaram da disputa, que teve como objetivo estimular a criação de soluções tecnológicas e novos projetos para o setor. Com as transformações promovidas pela internet também no mercado de turismo, agentes de viagem buscam maior interação com o consumidor.

UM CANAL DE TV TEMÁTICO

Vem aí a Trip Brasil, primeira emissora de TV dedicada exclusivamente ao turismo. A expectativa dos empresários é que a partir de março do próximo ano, o canal entre na grade das operadoras de TV por assinatura. Mas já a partir de novembro, ele estará disponível on demand. Dez países da América do Sul e o México vão receber os sinais da emissora, que terá mais de 16 programas com certificado de produção nacional, informa seu CEO, Marcelo Gomes. O lançamento oficial aconteceu semana passada durante o encontro da Abav. Um pouco do que será a programação pode ser visto no site tvtripbrasil.com.br.