Cotidiano

Paraná tem crescimento acima da média nacional desde 2011

Entre 2011 e 2014, o Paraná cresceu, em média, 2,94% ao ano

Curitiba – O desempenho da economia do Paraná foi superior ao da brasileira nos últimos quatro anos, impulsionado pela agropecuária, pela indústria automotiva e pelo setor de serviços.

Levantamento feito pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social), com base no índice de atividade econômica, divulgado pelo Banco Central, mostra que entre 2011 e 2014 o Paraná cresceu, em média, 2,94% ao ano. O Brasil, no mesmo período, avançou 1,74%.

“Boa parcela deste desempenho já reflete os frutos que colhemos do Paraná Competitivo, o programa de atração de investimentos criado pelo governo em 2011”, disse o governador Beto Richa.

Ele observa que a valorização do dólar favorece as vendas externas e pode fazer com que o Paraná fique menos suscetível à recessão, dado o peso das exportações na sua economia.

Proporcionalmente, o Paraná exporta mais do que o Brasil. De janeiro a outubro, o Paraná somou um superávit na balança comercial – diferença entre exportações e importações – de US$ 1,93 bilhão, puxado por uma queda mais acentuada das importações, afetadas pelo dólar alto.

Combinação

Entre 2011 e 2014, além de boas safras agrícolas e do crescimento do setor de carnes, a indústria de transformação, puxada pelo setor automotivo, se desenvolveu. O aumento da massa salarial também impulsionou o crescimento do setor de serviços.

A partir de 2014, quando a economia brasileira entrou em desaceleração, a indústria de transformação passou a ter dificuldades. Mas, com a agropecuária forte, o Estado ainda registra resultados melhores do que a média, de acordo com Suzuki.

No ano passado, a atividade econômica brasileira caiu 0,25%, de acordo com o IBC-Br, e a economia paranaense cresceu 0,57%. Em 2015, no acumulado de janeiro a agosto, a economia nacional despencou 2,99% na comparação com igual período de 2014. No Paraná, ela ficou estável, com queda de 0,06%.

Retomada

O Paraná descolou do desempenho nacional graças, principalmente, à agropecuária. A safra recorde de grãos e o ritmo forte do setor de carnes têm ajudado a manter investimentos e geração de empregos, principalmente no Interior do Estado.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)