Em reunião, ontem (12) com a administração da Catedral Nossa Senhora Aparecida, a Secretaria de Saúde de Cascavel, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária – VISA, entregou ao Pároco Adimir Antônio Mazali, o relatório de inspeção referente à 66ª Festa da Padroeira, realizada entre os dias 03 a 14 de Outubro. A entrega do documento foi feita pela Gerente da VISA, Rozane Campiol, acompanhada das fiscais Francine Redin, Elizabeth Nagi e Elis Bau.
A inspeção ocorreu por tratar-se de Evento de Massa (*), o que exigiu a realização de ações pré, durante e pós-evento, visando verificar o cumprimento da Resolução SESA nº 595/2017, que estabelece diretrizes e normas gerais para o planejamento, avaliação e execução das ações de vigilância em saúde e assistência à saúde em eventos de massa.
A reunião serviu ainda para a elaboração de um cronograma para a realização de treinamentos para todos os manipuladores de alimentos que venham a atuar na condição de voluntários nas edições da Festa da Padroeira, o que representa cerca de 800 pessoas que passarão a contar com treinamentos ministrados Vigilância Sanitária Municipal e serão abertos ao público, mediante disponibilidade de vagas. As capacitações ocorrerão no período de Abril a Setembro de 2019, com turmas mensais, intercaladas nos períodos vespertinos e noturnos.
EVENTO DE MASSA
Evento de massa conforme definição da Resolução SESA nº595/2017: é atividade coletiva não rotineira, de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, por tempo pré-determinado, com concentração ou fluxo excepcional de pessoas, de origem nacional ou internacional, e que, segundo a avaliação das ameaças, das vulnerabilidades e dos riscos à saúde pública exijam a atuação coordenada de órgãos de saúde pública da gestão municipal, estadual e federal e requeiram o fornecimento de serviços especiais de saúde, públicos ou privados