Cotidiano

Ao menos 15 mil foram habilitados para receber o benefício

Pedidos de Seguro Desemprego crescem 4%

Cascavel – Com a crise econômica que assombrou o país no último ano, trazendo a queda na oferta de vagas de emprego e o aumento nas demissões, refletiu diretamente no crescimento dos pedidos de Seguro Desemprego.

Em Cascavel, conforme dados da Agência do Trabalhador, a busca pelo benefício cresceu mais de 4% no comparativo entre os anos de 2015 e 2016. Em 2015, 17.688 pessoas procuraram atendimento e no ano passado o número saltou para 18.426. Desse total, no ano passado foram habilitados para receber o benefício 15.635 pessoas e em 2015 foram 14.906. No ano passado foram 270 trabalhadores domésticos que receberam o benefício e em 2015 o número era menos da metade: 130 pessoas. Além disso, a Agência do Trabalhador em Cascavel prestou o atendimento no encaminhamento do seguro a 703 trabalhadores em 2015 e 785 no ano passado oriundos de outros municípios.

Têm direito a receber o Seguro Desemprego os trabalhadores formais e domésticos, em razão da dispensa sem justa causa. No caso dos trabalhadores formais podem receber o benefício aqueles que tiveram o contrato de trabalho suspenso em virtude de participação de curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador, além dos pescadores durante o período de defeso.

Conforme as novas regras do Seguro Desemprego, a primeira solicitação deve ser feita quando o trabalhador tenha recebido salários pelo menos por 12 meses nos últimos 18 meses, indiretamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação. Já a segunda solicitação poderá ser feita pelo beneficiário que trabalhou por pelo menos nove meses nos últimos 12 meses e a terceira solicitação se o beneficiário trabalhou por pelo menos um dos seis meses indiretamente anteriores à data de dispensa.

O seguro tem de três a cinco parcelas, conforme o tempo trabalhado e o valor máximo é de R$ 1.542,24.