Conheça o projeto da APAE que garante segurança e conforto com a reforma dos banheiros voltados à acessibilidade infantil - Foto: Divulgação
Conheça o projeto da APAE que garante segurança e conforto com a reforma dos banheiros voltados à acessibilidade infantil - Foto: Divulgação

Cascavel e Paraná - A Apae de Cascavel recebeu do núcleo Acic na Obra, um projeto gratuito desenvolvido pelo Escritório Asttres, voltado à adaptação e reforma completa dos banheiros destinados às crianças da educação infantil, com foco especial na acessibilidade. A iniciativa, já aprovada tecnicamente, nasceu com o objetivo de garantir segurança, autonomia e conforto a alunos com diferentes tipos de limitações.


O projeto foi desenvolvido pelo escritório Asttres, após convite do núcleo. A arquiteta Georgia Palacio, integrante do Acic na Obra e responsável técnica pela iniciativa, explicou que sua experiência em ambientes escolares, normas sanitárias e acessibilidade foi determinante para a proposta. “Quando o núcleo soube que meu trabalho é voltado para escolas, principalmente no que envolve vigilância sanitária, acessibilidade e longevidade, veio o convite para assumir o desenvolvimento desse projeto”, disse.


Segundo Georgia, todo o desenho arquitetônico foi pensado para atender crianças com deficiências motoras, físicas e intelectuais. “Nosso foco foi criar um espaço que realmente respondesse às necessidades dos alunos. Adaptamos o que era possível dentro da estrutura existente, priorizando itens obrigatórios de acessibilidade e boas práticas de uso escolar”, explicou.


A equipe apresentou primeiro o conceito técnico e, depois, a modelagem em 3D para representantes da APAE e da Acic. O encontro foi marcado por forte emoção, especialmente quando foram detalhados os motivos de cada escolha no layout, desde barras e apoios até elementos que tornam o ambiente mais seguro e acolhedor. O novo banheiro foi projetado para atender crianças de até 10 anos, respeitando dimensões específicas, fluxo de circulação e mobiliário adaptado.


“O projeto emocionou os diretores e colaboradores da APAE. Ver que cada ajuste do projeto fazia sentido para a rotina dessas crianças reforça a importância de construir espaços verdadeiramente acessíveis”, relatou Georgia Palacio.

Próximos Passos e Impacto do Projeto


Com a primeira etapa concluída, o núcleo Acic na Obra agora avança para o levantamento de materiais, quantitativos e custos, etapa necessária para viabilizar a execução da obra. A expectativa da Apae de Cascavel é que os trabalhos comecem no próximo semestre, dependendo da captação de recursos.


Se o cronograma avançar como planejado, a reforma deve ser concluída ao longo do próximo ano, garantindo às crianças do ensino infantil da APAE de Cascavel um banheiro totalmente adequado às suas necessidades — um ambiente acessível, seguro e pensado para promover autonomia desde os primeiros anos de vida.
O presidente da Apae de Cascavel, João Maschio, aproveitou a oportunidade para agradecer o núcleo Acic na Obra por viabilizar o projeto que garantirá condições mais apropriadas aos alunos. “Esse projeto será de grande importância para atender os nossos alunos, mas principalmente, servir de exemplo para a sociedade de como ela deve estar preparada para garantir a inclusão e pensar a estrutura física de seus empreendimentos sobre a necessidade de serem adaptados”.

Fonte: Comunicação APAE