
Roma - O Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira (28) a data de início do próximo conclave: 7 de maio. Em nota, a Santa Sé informou que a data foi definida por cardeais reunidos em Roma para a 5ª Congregação Geral.
Capela Sistina
De acordo com o comunicado, o conclave vai acontecer na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice, que sucederá a Francisco, seja concluída.
Conforme o Vaticano, para eleger validamente um novo papa, é preciso uma maioria de dois terços dos cardeais eleitores presentes. Se o número total não for divisível por três, será necessário um voto adicional.
“Se a votação começar na tarde do primeiro dia, haverá apenas uma votação. Nos dias subsequentes, duas votações serão realizadas pela manhã e duas à tarde”, destacou.
Após a contagem dos votos, todas as cédulas são queimadas. Se a votação for inconclusiva, uma chaminé posicionada sobre a Capela Sistina emite fumaça preta. Se um novo papa for eleito, fumaça branca sairá da chaminé.
Caso os cardeais eleitores não cheguem a um acordo após três dias de votação, é concedido um intervalo de até um dia para oração, livre discussão entre os eleitores e uma breve exortação espiritual do cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
Pontífice eleito
Assim que a eleição do novo papa é concluída, o último dos cardeais diáconos chama à Capela Sistina o secretário do Colégio Cardinalício e o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias. O decano do colégio, cardeal Giovanni Battista Re, falando em nome de todos os cardeais eleitores, solicita o consentimento do candidato eleito com as seguintes palavras: “Aceita a sua eleição canônica como sumo pontífice?” Após receber o consentimento, ele pergunta: “Qual nome deseja ser chamado?”
Dois oficiais cerimoniais, como testemunhas, redigem o documento de aceitação e registram o nome escolhido. “A partir deste momento, o papa recém-eleito adquire plena e suprema autoridade sobre a Igreja Universal. O conclave termina imediatamente neste ponto”, destacou o Vaticano.
O cardeal protodiácono anuncia aos fiéis a conclusão da eleição e o nome do novo pontífice com a famosa frase: “Annuntio vobis gaudium Magnum; habemus papam (Anuncio-vos uma grande alegria; temos um papa, na tradução livre)”.
Toledo tem a “Árvore do Papa”
Num gesto de gratidão e de memória, a Cáritas Diocesana e a Prefeitura de Toledo realizaram o plantio da “Árvore do Papa”, que presta homenagem a Francisco, falecido no último dia 21 de abril. Trata-se de um Ipê-branco que passa a crescer e se desenvolver ao lado do letreiro “Eu amo Toledo”, no coração do Parque Ecológico Diva Paim Barth. A “Árvore do Papa” foi plantada neste sábado (26), data em que ocorreu o sepultamento do Santo Padre Francisco, em Roma. Antes do plantio, uma cerimônia teve acompanhamento dos católicos. Eles fizeram uma breve reflexão do Evangelho, se uniram em preces e cantaram “A Oração de São Francisco de Assis”. Em seguida, uma pequena procissão conduziu a muda de Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) ao local onde se fixou para que as pessoas possam contemplar com mais atenção a natureza, tendo presente a mensagem de Francisco a respeito da ecologia integral.