POLÍTICA

Informe da Redação

Arquivado

Brasil - A 7ª Promotoria de Justiça de Cascavel arquivou o procedimento que apurava a atuação da empresa Passaredo Transportes Aéreos S.A. no Aeroporto de Cascavel entre os dias 31 de março e 17 de junho de 2024. O procedimento investigava a suposta operação da companhia aérea sem contrato ou permissão formal, além de possíveis fraudes ou adulterações em documentos referentes à formalização do vínculo. A decisão de arquivamento foi assinada pelo promotor de Justiça, Sérgio Ricardo Cezaro Machado.

Visão dos consumidores

Em recepção oferecida aos jornalistas na noite da última quarta-feira (23), o Shopping Catuaí Cascavel, anunciou a formação de um grupo de consumidores com o objetivo de trazer feedbacks à administração. O grupo é formado por cerca de 40 clientes do shopping, de ambos os sexos, vários perfis e várias faixas etárias – inclusive crianças. As reuniões devem acontecem com periodicidade de 40 dias.

Nova assessoria

A superintendente do Catuaí, Claudia Michiura, aproveitou a reunião dos jornalistas para anunciar que a assessoria de imprensa do big empreendimento agora leva a assinatura da Contelle Assessoria – empresa que atua em Cascavel há 11 anos e tem as sócias as jornalistas Nathália Sartorato e Emanoelle Betlran.

Inspeção do CNJ

Uma equipe da Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) desembarca em Curitiba no mês de maio para iniciar um processo de inspeção em setores administrativos e judiciais de primeiro e segundo grau do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O trabalho da corregedoria está marcado para começar dia 19 de maio e vai até o dia 23.

Planejamento

O vice-governador do Paraná, Darci Piana participou da reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que reúne Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o encontro os governadores apresentaram o Planejamento Estratégico “Visão Regional 2040”, que traça diretrizes de desenvolvimento para a região no longo prazo. Os estados também avançaram em um acordo conjunto para o enfrentamento de emergências climáticas.

Anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e os líderes partidários da Casa decidiram que o requerimento de urgência ao projeto de anistia aos condenados do 8 de Janeiro não entrará na pauta de votação da semana que vai de 28 de abril a 2 de maio de 2025. A decisão foi tomada durante a reunião de líderes realizada na manhã de ontem (24), na Câmara.

Fim da reeleição

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos foi lida na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Um pedido de vista adiou a votação para o dia 7 de maio. A PEC prevê uma regra de transição com o fim da reeleição apenas para quem for eleito em 2034; prorroga os mandatos do Executivo de quatro para cinco anos, incluindo os vereadores e deputados federais, estaduais e distritais, e unifica todas as eleições para o mesmo ano.

Unanimidade

O senador paranaense Oriovisto Guimarães (PSDB) disse que a proposta deveria ser aprovada pela unanimidade da Casa. “São tantas as evidências dos males da reeleição, que a proposta deveria ser aprovada por unanimidade. Temos o dever de votar a favor. Vai ser um ganho enorme para a condução da economia brasileira, porque os governantes deixam de resolver problemas urgentes e adotam medidas desastrosas para ganhar a eleição”, ressaltou.