Santa Terezinha – Uma queixa comum na vida de grande parte da população são as dores na coluna lombar. Em Santa Terezinha de Itaipu, o número de pacientes que procuram atendimento médico é crescente. Conforme dados da rede municipal de saúde, nessas primeiras dez semanas de 2017 cerca de 1,7 mil consultas foram relacionadas a dores na coluna.
Esse expressivo número é explicado pela Organização Mundial da Saúde, que aponta que cerca de 80% da população mundial sofre desse problema de saúde. Entre os principais fatores apontados como causa pelos ortopedistas estão má postura, sedentarismo, histórico familiar e aumento da expectativa de vida, já que a chance é três vezes maior com a idade avançada.
Bruna Cristina Warken Fernandes, fisioterapeuta do programa Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), em Santa Terezinha de Itaipu, frisa que as dores na coluna lombar podem desorganizar a vida de qualquer pessoa. A qualidade de vida de quem sofre com essas dores [na coluna] é prejudicada, porque esse indivíduo pode acabar perdendo o rendimento no trabalho, nos estudos e na vida pessoal. Por isso, o ideal é investir em hábitos que afastem os riscos desse problema, alerta.
Diante dessa realidade, a equipe multiprofissional do Nasf lança no próximo dia 27 o projeto Turma da Coluna. A iniciativa visa a promover, com ações educativas e prática de atividades adequadas, a saúde das pessoas que sofrem com dores nas costas, fornecendo conhecimentos básicos sobre a postura em atividades de vida diária e ensinando estratégias para a administração e diminuição das dores crônicas na coluna.
O projeto prevê encontros semanais, contemplando cada dia uma região da cidade. As atividades serão realizadas às segundas (BNH), terças (Santa Mônica), quartas (Parque dos Estados) e quintas (Centro), das 8h30 às 9h30. Quinzenalmente também serão realizadas minipalestras ministradas pela equipe multiprofissional do Nasf. O público-alvo será preferencialmente adultos e idosos. Antes de iniciarem as atividades, os participantes passarão por uma avaliação fisioterápica.
Nas empresas
Além dessa ação nos bairros, do projeto Turma da Coluna, a intenção é também desenvolver atividades de prevenção nas empresas, dentro do Programa Saúde do Trabalhador. O objetivo é atender esse público que, em função do trabalho, não poderá participar da programação desenvolvida no horário comercial. Uma das propostas será orientar e estimular, entre os trabalhadores, a prática da ginástica laboral.