
Não é de hoje que Cascavel clama por mais segurança nas ruas. Desde que a cidade passou a ser divulgada aos quatro cantos do País como uma das melhores cidades para se viver (longe de questionar tal título), junto disso, começaram a surgir pessoas de todas as partes do Brasil e inclusive do exterior. A “fama” de que o povo cascavelense é hospitaleiro, solidário e dá esmolas, ganhou corpo, atraindo para a cidade um número expressivo de moradores de rua e usuários de droga, principalmente na região onde ficam as casas noturnas, na região da rua Paraná e adjacências.
O cascavelense já havia se deparado com outras situações de violência provocadas por moradores de rua e usuários de drogas, como por exemplo, a morte de Nelci Terezinha de Oliveira, recepcionista na Unidade de Saúde do bairro Aclimação, morta a facadas dentro de casa por um jovem que invadiu a casa dela enquanto fugia de um assalto, em junho de 2022 e de Marli Bonifácio Cibulski, que estava em um ponto de ônibus aguardando a condução após comprar pizzas em uma ação solidária local, quando foi surpreendida e brutalmente assassinada por uma mulher em situação de rua, no dia 8 de outubro de 2022.
E agora, mais esse crime bárbaro registrado na rua Manaus, resultando no assassinato de Luís Lourenço, 35, morto a golpes de uma barra de concreto por um morador de rua com várias passagens pela polícia. Diante de tanto violência, a comunidade decidiu dar um basta e reagir.
VIZINHO SOLIDÁRIO
Membro do Vizinho Solidário, Ricardo Pereira utilizou as redes sociais para pedir o apoio da comunidade a participar de uma petição pública por mais segurança em Cascavel. “Nos últimos 30 dias, estávamos fazendo um abaixo-assinado pedindo mais segurança para as autoridades, justamente na região onde o Luís foi brutalmente assassinato”, relata. “Esse abaixo-assinado foi encerrado, porém, estamos abrindo outro para toda Cascavel. Se você, assim como nós, se sente inseguro na nossa cidade, peço, assine e compartilhe o abaixo-assinado para que casos como o do Luís, da dona Nelci e da Marli, não ocorram mais”. Pela petição, Ricardo Pereira comenta que será possível exigir medidas concretas visando maior segurança na cidade. Até agora (14h20), pouco mais de 300 assinaturas foram registradas na petição.
A PETIÇÃO
Nós, moradores, comerciantes e cidadãos residentes na cidade de Cascavel-PR, viemos por meio deste abaixo-assinado manifestar nossa profunda preocupação com a crescente insegurança e degradação ambiental em nossa região.
Enfrentamos diariamente situações graves, provocadas pelo aumento da presença de moradores de rua em situação de vulnerabilidade, uso constante de drogas em espaços públicos e atuação do tráfico. Esse cenário tem causado impactos diretos na nossa qualidade de vida, como:
– Crescente número de furtos a residências e ao comércio, além do roubo de cabos de energia para revenda ilegal de cobre;
– Intensificação do tráfico de drogas e da circulação de usuários, elevando a criminalidade local;
– Aglomerações de usuários de drogas debaixo de pontes, parques, praças e imóveis abandonados;
– Acúmulo de lixo em áreas públicas, contaminação de rios, agravando os danos ambientais;
– Sensação constante de insegurança, especialmente em locais como o parques, praças infantis e áreas de pontes, onde usuários se abrigam e praticam crimes e uso de drogas.
– Não podemos mais aceitar essa realidade! Exigimos das autoridades competentes providências urgentes, como:
* Políticas sociais eficazes para atender moradores de rua e usuários de drogas, com oferta de tratamento compulsório, acolhimento e reinserção social;
* Aumento de 100% do efetivo da Guarda Civil Municipal de Cascavel;
* Reforço do policiamento ostensivo para combater o tráfico de drogas e os furtos nas regiões críticas;
* Ações ambientais que preservem as pontes de rios, praças, parques e áreas públicas, devolvendo segurança e dignidade à população;
* Fiscalização e regulamentação rigorosa sobre a compra e venda de cobre, coibindo o comércio ilegal de fios furtados.
Este problema afeta a todos nós. Por isso, contamos com o apoio da comunidade para cobrar soluções reais e duradouras.
Assine este abaixo-assinado e junte-se a nós por uma cidade mais segura, limpa e justa!