RIO – A agência de classificação de risco Moody?s afirmou nesta quarta-feira que é negativa a mudança na proposta de reforma da Previdência anunciada ontem pelo presidente Temer, mas que há outros itens fundamentais que devem ser o foco.
Pressionado por sua base parlamentar e diante das dificuldades em avançar para a aprovação da reforma no Congresso, Temer determinou que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) não atingirá mais servidores estaduais e municipais, inclusive professores e policiais civis. Agora, as mudanças ficarão restritas aos funcionários públicos federais e trabalhadores do setor privado (INSS).
?Embora a exclusão de estados e municípios da proposta de reforma de Previdência seja um evento negativo para o crédito, a Moody´s está focada na proposta que venha a ser aprovada e implementada?, afirmou a agência, em texto atribuído ao analista de ratings soberanos Samar Maziad. ?Medidas como o estabelecimento de uma idade mínima mais elevada e uma nova metodologia para calcular os benefícios são fundamentais para apoiar os esforços de consolidação fiscal do governo.?
Mas a Moody?s salientou que a exclusão de estados e municípios ?é uma oportunidade perdida para facilitar as reformas estruturais dos sistemas previdenciários destas entidades, que são necessárias para reequilibrar os balanços fiscais dos mesmos?, em comentário atribuído ao analista de ratings sub-soberanos Pacco Debonnaire.