Cotidiano

Polícia israelense prende judeu suspeito de ameaçar centros judaicos nos EUA

JERUSALÉM ? A polícia israelense anunciou ter prendido um jovem judeu de 19 anos, sob suspeita de ter lançado uma série de ameaças de bomba contra centros judaicos nos EUA. Os motivos que o levaram a lançar os ataques a templos e escolas de judeus em vários estados americanos ainda não estão claros.

Segundo o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, o suspeito vem do sul do Israel e usou tecnologias avançadas para mascarar a origem das ligações que fez para ameaçar sinagogas, prédios e locais públicos da comunidade judaica nos EUA. O jovem também teria feito ameaças a Nova Zelândia e Austrália.

Nos EUA, as ameaças, que pareciam ter sido todas trotes, foram recebidas em Alabama, Delaware, Flórida, Indiana, Maryland, Michigan, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia e Virgínia. Para alguns centros, foi a segunda ou terceira ameaça neste ano.

A investigação da policia israelense teve a ajuda do FBI e da polícia de outros países, segundo Rosenfeld. Em fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, e autoridades israelenses condenaram o aumento da intimidação e também o vandalismo em cemitérios judaicos.