SÃO PAULO ? Pedro Moreira Salles, presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, foi eleito nesta quinta-feira o novo presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). A eleição para o cargo ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, que também definiu os ocupantes do Conselho Diretor, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
Murilo Portugal continua como presidente da diretoria-executiva da Febraban.
Moreira Salles assume a cadeira que até então era de Roberto Setúbal, presidente do Itaú que será substituído em abril por Cândido Bracher. Em nota, a Febraban agradeceu a ?liderança e competência? de Setúbal na condução da Febraban. ?A visão estratégica, profundo conhecimento do setor e pragmatismo de Roberto Setubal foram fundamentais no trabalho da Federação, e fatores decisivos para os resultados alcançados nos seis anos em que exerceu dois mandatos no Conselho Diretor, prazo máximo permitido no estatuto da entidade?, acrescentou a entidade em nota.
Pedro Moreira Salles é presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding; sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos, conselheiro da TOTVS e membro do Conselho de Administração da Falconi Consultores Associados. É, também, membro do Conselho Orientador da Fundação Osesp e membro do Conselho Deliberativo do Insper. É graduado em Economia e História pela Universidade da Califórnia e cursou o mestrado de Relações Internacionais em Yale. Banqueiro experiente e bem sucedido, filho do banqueiro e embaixador Walter Moreira Salles, Pedro Moreira Salles nasceu em outubro de 1959, em Washington, nos Estados Unidos, onde seu pai era o embaixador do Brasil.