ADIPR

Transparência Pública

A Assembleia Legislativa do Paraná conquistou o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que mede o nível de transparência das informações dos órgãos públicos. O Selo conquistado pelo Poder Legislativo é o patamar máximo de avaliação em transparência pública. No levantamento deste ano do programa, a Alep alcançou o índice de 95,32%. Com o índice superior a 95%, o Poder Legislativo foi o único do Brasil a atingir o Selo Diamante na esfera estadual.

Estou pronto

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente eleito da Assembleia Legislativa, disse que está pronto para disputar o cargo de governador do Estado. “Tivemos um processo eleitoral de muito aprendizado. Saímos fortalecidos e vamos administrar as duas maiores cidades do estado. Mesmo com a vitória na maioria dos municípios, é muito importante esse aprendizado. Temos grandes nomes do PSD, como Darci Piana e Rafael Greca. Eu também tenho dito que se for escolhido pelo partido estarei pronto para disputar o cargo de governador, mas temos muita coisa e muitos desafios para 2025”, disse na entrevista ao Jornal da Manhã Paraná, da Rádio Jovem Pan Curitiba.

Curi também destacou a importância de conversar com a população, citando as redes sociais. E disse que tem como característica o diálogo com todos. “Temos nossas pautas e posicionamentos, mas quando se disputa um grande cargo é preciso dialogar com todos. Entendo que precisamos respeitar todos. Quem quer administrar o estado ou município, precisa estar aberto a esse diálogo”.

Desestatização

O governador Ratinho Júnior (PSD) sancionou a lei que permite o início do processo de desestatização da Celepar. A partir de agora o Estado vai encomendar estudos sobre o melhor modelo para essa nova fase da organização, que pode ser com alienação parcial ou total dos bens. O processo ainda contempla um valuation e uma sondagem de mercado, além de audiência pública, e deve ser concretizado na B3, em São Paulo. Essa fase deve durar cerca de 12 a 15 meses e será acompanhada pelo Tribunal de Contas do Estado.

Concurso público

A Prefeitura de Cascavel abriu um concurso público com 74 vagas para Agente de Apoio. Os aprovados terão carga horária de 40h semanais, com salário de R$ 2.350,57. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (18) pelo site do concurso até 7 de dezembro, com taxa de R$ 100.

Reestruturação

O governador Ratinho Júnior (PSD) sancionou a lei que efetiva reestruturações nas carreiras de policiais militares e bombeiros militares, com ganhos nos salários. A lei corrige distorções em vários níveis, garante recomposição financeira a mais de 40 mil bombeiros militares e policiais militares da ativa e da reserva, e encurta o tempo para chegar ao topo da carreira. A principal mudança consiste na transformação das atuais 11 referências da carreira em cinco classes. Com essa mudança, o tempo para a promoção entre as classes passou de cinco para sete anos, e um ano de efetivo exercício na classe, assim como as promoções por antiguidade e merecimento.