FUTEBOL

Estadual 2025 pode ter dois campeões

Presidente da FPF, Helio Cury Filho quer dar mais calendário aos times menores. Credito: Eduardo Somer/FPF
Presidente da FPF, Helio Cury Filho quer dar mais calendário aos times menores. Credito: Eduardo Somer/FPF

A noite de terça-feira foi de reunião entre os dirigentes da Federação Paranaense de Futebol e dos 12 times que disputarão o Campeonato Paranaense da primeira divisão em 2025, para ajustar alguns detalhes pós-anúncio do calendário nacional pela CBF.

Com isso, a primeira mudança no Estadual será a data de início, antecipada para 11 de janeiro, mantendo a mesma fórmula dos anos anteriores. Outros dois pontos chamaram a atenção como novidades.

O primeiro deles é a possibilidade de o campeonato ter duas equipes como campeãs. Para isso, basta que algum time do trio de ferro da Capital conquiste o título. Assim, teremos o campeão geral e o campeão do interior, ao time melhor classificado.

A outra novidade diz respeito à possibilidade de mudança na distribuição de vagas para a Copa do Brasil. A FPF quer retomar as disputas da Copa Paraná, reunindo times da primeira e segunda divisões que não tenham calendário com Séries B, C ou D.

“Ainda não é esse o nome. Conversamos com os clubes da primeira divisão e temos a vontade de fazer uma nova competição valendo uma das vagas da Copa do Brasil, para que a gente possa ter um calendário mais extensivo, que atinja mais times do interior, para eles almejarem um calendário nacional com a Copa do Brasil”, explicou Hélio Cury Filho, presidente da FPF.

Desta forma, os quatro primeiros colocados do Paranaense – os semifinalistas – garantiriam o direito de disputar a Copa do Brasil em 2026. Os outros oito times, além das equipes da segunda divisão, que se interessarem e tiverem condições, disputariam este novo torneio, valendo a quinta vaga.