Definir objetivos e mensurar dados faz parte da operação de qualquer empresa ou projeto, não importa o tamanho. Com objetivos claros, é possível traçar planos de ação adequados para atacar e finalizar determinada tarefa ou atingir determinada meta e com dados precisos e atualizados, torna-se mais fácil definir o objetivo, bem como conhecer mais a fundo o público-alvo da marca.
Para isso é necessário estruturar de maneira sólida uma estratégia de coleta de dados e definição de objetivos para garantir o crescimento sustentável do projeto ou empresa. Nesse ponto, muitos podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor estratégia e como proceder.
A resposta simples é: depende. Cada situação, cada empresa e cada projeto tem suas características próprias que devem ser levados em conta na definição de objetivos e coleta de dados que podem ser executados de diversas maneiras diferentes. No entanto, existem algumas regras básicas que, se seguidas, podem ajudar a trazer resultados mais precisos.
Primeiro passo: compreender o cenário
A primeira ação a ser tomada é analisar o cenário atual da organização empresarial. Um dos métodos mais eficazes de análise interna e externa é a análise SWOT, uma sigla em inglês para análise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças internas da organização empresarial e externas, como mercado e concorrentes. Após realizar essa análise, é possível definir quais são as prioridades e metas a longo prazo.
A definição das metas pode seguir o critério de análise SMART, outra sigla em inglês que significa análise de metas Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Ou seja, essas metas devem ter um propósito específico, devem ter resultados mensuráveis e atingíveis, ser relevantes para o crescimento da empresa e ser atingidos em um espaço de tempo razoável.
Objetivos definidos: hora de analisar o micro
Depois de definidos os objetivos e metas a longo prazo, também chamadas de metas macro, é hora de quebrar em metas menores, chamadas metas micro, que podem ser resolvidas em um tempo mais curto. Todo grande problema que parece ser impossível de resolver é, na verdade, uma série de pequenos problemas aglomerados. Se resolvermos um pequeno problema de cada vez, aos poucos o emaranhado se dissolve.
Nesse momento, é muito importante o estabelecimento de procedimentos padronizados dentro da organização empresarial para que cada alteração feita possa ser mensurada no resultado posterior.
Por fim, ferramentas de medição
Para mensurar os resultados, após a organização, existem centenas de ferramentas e métodos diferentes. Algumas das ferramentas mais eficientes são as KPIs e OKRs. Embora possa parecer confuso, a diferença entre OKR e KPI é muito simples e fácil de implementar.
Os OKRs (Objectives and Key Results), podem ser traduzidos como Objetivos e Resultados-Chave, são uma metodologia utilizada para dividir as metas macro e metas micro e medir os resultados conforme o progresso é feito. Por exemplo, se o objetivo macro é aumentar o engajamento de clientes no ambiente digital, a meta micro é, em um trimestre, aumentar o número de postagens e aumentar em 3% a conversão de clientes. É um objetivo macro claro, uma meta micro definida e um resultado mensurável. Os OKRs são utilizados para metas curtas, revisões e ajustes rápidos.
Já o KPI (Key Performance Indicators) ou Indicador de Performance-Chave é voltado para a análise de performance da empresa ou setor interno ao longo prazo em relação a um objetivo específico, como faturamento, satisfação do cliente, presença de mercado, etc. Geralmente o KPI é usado para medir a eficiência da empresa ou do setor entregando uma visão ampla daquele aspecto e dados para poder aplicar um OKR.
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